O COMITÊ INTERTRIBAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, coordenado pelo líder indígena Marcos Terena, esteve presente através dos escritores Eliane Potiguara e Cristino Wapixana nas primeiras reuniões sobre articulações políticas para a RIO+20 que aconteceu em 6 e 7 de agosto de 2011 no Rio/Brasil.
 
Em 1992 foi realizado no Rio de Janeiro a histórica Conferência sobre Meio Ambiente, a ECO-92, pela ONU. Organizações não governamentais se mobilizaram e  realizaram durante 15 dias diversas manifestações políticas em defesa do meio ambiente.Foi um grande impacto.Nos últimos 20 anos o debate com os governos e ONGs prosseguiu e agora a RIO+20 está se tornando novamente um mecanismo planetário de MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO para dar voz ao povo e conseguir conquistas pela defesa do meio ambiente e do planeta Terra.
 
A Convenção Sobre Diversidade Biológica (CBD) já foi assinada por 175 países (em 1992 durante a Eco-92), dos quais 168 a ratificaram, incluindo o Brasil (Decreto Nº 2.519 de 16 de março de 1998).
A RIO+20 acontecerá no Rio de Janeiro, em 2012 através do evento oficial da ONU e das articulações dos movimentos sociais. As ONGs esperam um "DESPERTAR" através de um diálogo concreto e permanente com os governos. 

Povos indígenas em 1992, através do Comitê Intertribal, coordenado por Marcos Terena organizaram, a KARI-OKA e dali surgiu um importantíssimo documento: Declaração da KARI-OKA (veja em 
http://blog.elianepotiguara.org.br/ ). Sabemos que os direitos indígenas têm avançado muito pouco neste país, mas não devemos por isso, ficar de fora. "POVO QUE NÃO LUTA E NÃO EXPRESSA SUAS DEMANDAS, NADA CONQUISTA!" Eliane Potiguara, escritora.

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço