Professor Vivaldo da Costa Lima foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Foto: Fernando Vivas|Ag. A TARDE| 11.09.2008


Texto publicado no Blog Mundo Afro/Jornal A Tarde, da jornalista Cleidiana Ramos: http://mundoafro.atarde.com.br/


Um dos mais importantes antropólogos do Brasil, Vivaldo da Costa Lima, professor emérito da Ufba, faleceu na manhã de hoje. Ele estava internado na Fundação Baiana de Cardiologia e ainda não foi definido o horário do velório e do sepultamento.

O profesor Vivaldo é autor de clássicos sobre a cultura afro-brasileira, como O Conceito de Nação nos Candomblés da Bahia e A Família de Santo nos Candomblés Jejes-Nagôs da Bahia.

Além disso, o professor Vivaldo era um grande especialista em questões relacionadas à gastronomia afro-brasileira. Um dos seus últimos trabalhos foi um livro escrito a partir de conversas com a ialorixá Olga de Alaketu de quem foi compadre e amigo muito próximo, que ainda está no prelo.

Eu, particularmente, só o encontrei poucas vezes, mas já diálogavamos via as reportagens que eu escrevia no jornal e recados de amigos próximos.

Temia, sempre, a proximidade de uma entrevista, pois sempre soube da sua impaciência com jornalistas. Mas o encontro, que começou tenso, quando ele me perguntou se eu tinha tempo, cujo motivo só se revelou bem mais tarde, acabou rendendo uma da mais reveladoras e educativas conversas que já tive.

Poucas vezes, confesso, escrevo um texto de uma forma tão emocionada. Desculpem-me, mas o professor Vivaldo era daquelas pessoas que ao se encontrar uma vez não se esquece jamais.

Assim que tivermos mais informações vamos atualizando.

Leia também belo texto escrito pelo jornalista Marlon Marcos, no blog: http://www.memoriasdomar.blogspot.com/

Leia neste link entrevista do professor Vivaldo da Costa Lima para a revista Muito / Jornal A Tarde, publicada em 21/09/2008

Exibições: 144

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de anita de jesus costa em 25 setembro 2010 às 22:50
Meus Sentimentos Pelo Grande Homem..
Comentário de André Luís Santana em 22 setembro 2010 às 16:10
O sepultamento será hoje, 22 de setembro, às 16h30, no cemitério do Campo Santo na Federação. A Bahia mais pobre!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço