Mostra afrobrasileira de documentários comemora em Salvador 25 anos da Fundação Palmares

Redação Correio Nagô* - Salvador será a primeira capital brasileira a receber a programação Palmares 25 Anos, que celebra o aniversário da Fundação Cultural Palmares.

A 1ª Mostra de Documentários Palmares.Doc vai apresentar, nos dias 14, 23 e 27 de agosto, películas que retratam a arte, a cultura e a religiosidade afrobrasileira.

Segundo Fábio de Santana, representante da FCP no estado da Bahia, a primeira edição da mostra é uma forma de fortalecer o diálogo com a comunidade.

“Nós queremos aproximar ainda mais a Palmares do nosso público, estreitar o laço com outras instituições, ONG’s, grupos culturais, com associações culturais negras, e consolidar a atuação da Fundação Cultural Palmares por meio da Representação”, afirma.

O filme de abertura das atividades será ‘Abdias Nascimento’, do diretor baiano Antonio Olavo. O documentário apresenta fatos importantes da vida e militância de Abdias pelos direitos dos negros e negras brasileiros. Entre eles a criação do Teatro Experimental do Negro, em 1944, que promoveu a inclusão de atores, diretores e autores negros nas produções teatrais.

Serão exibidos ainda, os documentários ‘Nós, O Bando’, da diretora Sofia Federico , que conta a trajetória do Bando de Teatro Olodum (23/8), e ‘Povo de Santo‘, de Wilson Militão, que apresenta depoimentos de Sacerdotisas e Sacerdotes de importantes terreiros de Candomblé da Bahia (27/8).

Ao final das sessões, sempre haverá um bate-papo com os diretores das obras e personalidades como o ator e presidente da FCP, Hilton Cobra, Makota Valdina Pinto, Ângelo Flávio, os atores e atrizes do Bando de Teatro Olodum entre outros convidados.

A 1ª Mostra de Documentários Palmares.Doc tem classificação livre e entrada gratuita. Clique aqui e confira os horários e locais de exibição.

25 anos de história com a cultura negra – Em resposta às demandas do Movimento Negro, no dia 22 de agosto de 1988, o então presidente da república José Sarney fundou a primeira instituição pública federal voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira: a Fundação Cultural Palmares. Neste ano de 2013, a FCP comemora 25 anos de trabalho por uma política cultural igualitária e inclusiva, que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

1ª Mostra de Documentários Palmares.doc
14 de agosto
19h – Exibição do Filme “Abdias Nascimento”
Local: Sala Alexandre Robatto/Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Rua General Labatut, 27 – Barris. Salvador/BA.
Debatedores: Ângelo Flavio (Ator, Diretor e fundador da Companhia de Atores Negros Abdias Nascimento), Antonio Olavo (Diretor do documentário) e Leandro Bulhões (Doutorando em História pela UnB – Universidade de Brasília).

23 de agosto
19h – Exibição do Filme “Nós, o Bando”
Local: Centro Cultural Alagados, Rua Direita do Uruguai – Uruguai. Salvador/BA.
Debatedores: Bando de Teatro Olodum

27 de agosto
19h – Mesa: “A Representação das Tradições afro-brasileiras na Mídia”
Makota Valdina Pinto, do Terreiro Tanuri Junsara
Hilton Cobra, presidente da Fundação Cultural Palmares
Jaime Sodré, Professor/UNEB)
Lula Oliveira (RR/BA/SE/MinC)
Wilson Militão, diretor do Documentário Povo de Santo
20h – Exibição do Filme “Povo de Santo”
Local: Terreiro Tanuri Junsara, Rua Apolinário Santana, nº146, bairro do
Engenho Velho da Federação, Salvador/BA.

*Com informações da assessoria da Fundação Palmares

Exibições: 156

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço