MUNCAB ABRE DEZEMBRO COM VISITAS, SEMINÁRIO E HOMENAGENS



-------------Acontece no Museu-----------------------


MUNCAB ABRE DEZEMBRO COM
VISITAS, SEMINÁRIO E HOMENAGENS

O Muncab-Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira realiza uma série de atividades a partir de hoje (4) e até o sábado (7) de dezembro, dentro do projeto “Acontece no Museu”. A iniciativa integra as atividades de implantação do primeiro museu nacional na Bahia, que já conta com 70% de sua estrutura finalizada, e demonstra sua atividade e importância na área cultural de Salvador. 

De acordo com o poeta José Carlos Capinan, presidente da Amafro-Sociedade Amigos da Cultura Afro-brasileira, entidade responsável pela implantação do equipamento, "serão comemorados, também, os 90 anos da fundação dos prédios históricos onde vem se erguendo a instituição". A entrada para todos os eventos do projeto é gratuita.

A programação tem início nesta quarta-feira, com a visita guiada de estudantes de escolas públicas do Centro Antigo da cidade às obras do acervo permanente do museu, que estará aberto ao público durante a programação, das 10h às 17h. Amanhã, a partir das 9h, acontece o seminário “Travessias Negras - Memórias e Amanhãs”, com palestras e mesas redondas, logo após o ato ecumênico que marcará a solenidade de inauguração do espaço dedicado ao artista plástico, escritor e sacerdote afro brasileiro, Deoscóredes Maximiliano dos Santos, mais conhecido como Mestre Didi, filho da ialorixá Mãe Senhora e falecido em outubro desse ano. Na abertura do seminário serão homenageados, também, o bloco afro Ilê Aiyê, pelos 40 anos de existência, na figura do seu presidente, Antonio Carlos dos Santos (Vovô), e a ialorixá Mãe Stella, pela trajetória de vida e recente posse na Academia de Letras da Bahia.

De acordo com Capinan, "o objetivo maior da iniciativa é o de refletir sobre a importância do financiamento público e privado para a sustentabilidade de entidades culturais e a preservação da história, bem como o papel do museu, sua integração com as linguagens artísticas e a relação com o universo da educação". Ele destaca o fato de que "as palestras devem interessar a todos aqueles que desejam viabilizar projetos culturais e, para tanto, nada melhor que conhecer a política empreendida, para o setor, pelo poder público e empresas privadas".

O evento contará com as participações de representantes das secretarias de Cultura e Educação do Estado e do Município, da UNEB-Universidade do Estado da Bahia, UFBA-Universidade Federal da Bahia, FGM-Fundação Gregório de Mattos, além de especialistas renomados, a exemplo dos professores Cecília Soares, Paulo Dourado, Paulo Miguez, Jorge Portugal, Consuelo Pondé de Sena, do IGHB-Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além da senadora Lídice da Matta, que tem emendas tramitando no Senado viabilizando recursos para as obras de conclusão do equipamento cultural, entre outros convidados. 

O projeto “Acontece no Museu” prossegue no dia 6, a partir das 17h, quando artistas e público poderão interagir na “Conversa de Parceiros”, com as presenças de músicos e compositores, como Roberto Mendes, Jota Veloso, Cláudia Cunha e José Carlos Capinan, tendo como mestre de cerimônia o ator Jackson Costa. Dia 7, às 18h, cantores negros participam do “Bate Papo Musical”. O patrocínio do evento é da SECULT- Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Muncab-Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira fica na Rua do Tesouro, ao lado da Igreja de N.Sra. da Ajuda, no Centro.

------------------------------------------------------------
Muncab-Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira
Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável: Albenísio Fonseca – MTE/DRT-BA: 2834
Fones: 3022.6722 / 3017.6722 / 9912.5961
04.12.2013

Exibições: 76

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço