Um olhar crítico sobre um espaço antagônico.
Vale a reflexão!!
>>>>

Que dizer da exposição que será inaugurada essa semana no Museu Afro Brasil? A decisão do Sr. Emanoel Araújo em homenagear um ícone da beleza loura num espaço dedicado a valorização da Cultura e história da população afrodescendente parece no mínimo ofensiva!

Por acaso ele despreza todo o esforço empreendido pelos movimentos negros e outros setores da sociedade no sentido de minimizar os estragos à autoestima do povo negro causado por estereótipos de beleza propugnados por figuras como a homenageada Marilyn Monroe? Nós, mulheres negras há décadas temos travado árdua batalha contra um padrão engessado e pernicioso de beleza que reiteradamente afirma que nosso cabelo crespo, nossa pele escura, nosso quadril largo são feios, grosseiros e que para sermos apreciadas e para termos possibilidades de sucesso no mercado afetivo (e mesmo no profissional) temos que nos violentar empregando métodos, por vezes, agressivos e prejudiciais a nossa saúde física e psíquica.

Sim, todos reconhecemos o mérito do Sr. Emanoel Araújo na fundação e manutenção do Museu Afro Brasil. Mas, o curador parece não notar que o filho criado agora caminha independente (ou deveria!). Que sendo referência na proposição de se pensar a presença africana no Brasil e ser ponto de partida para a discussão das relações raciais, se espera uma certa postura da instituição. Espera-se que o Museu afro Brasil seja o espaço onde a beleza e o talento das mulheres negras sejam destacados, valorizados, evidenciados. Quantos espaços como esse há em São Paulo? No Brasil? Que possam tratar os assuntos caros à população negra sem resvalar no fetichismo, no racismo velado, nos estereótipos raciais? O que quer o Museu Afro Brasil com essa exposição? Que mensagem oferece ao seu público? Qual o sentido educativo de uma exposição que se intitula “A sedução de Marilyn Monroe”?  Título, aliás, bastante sugestivo quanto a abordagem da imagem de Marilyn: sexualizada, produto para ser consumido, destituída de sua humanidade.

Queremos ver no Museu Afro Brasil exposições significativas cujas protagonistas sejam mulheres negras famosas e anônimas que possam servir de modelo, de referência para meninas, jovens e mulheres adultas. Modelos de beleza, de inteligência, de perseverança como Lélia Gonzales, Sueli Carneiro, Luiza Bairros.

Convoco homens e mulheres que se solidarizam com minha indignação a postar no mural do Museu Afro Brasil (facebook) na data de abertura da exposição “A sedução de Marilyn” (07 de agosto) o nome de uma mulher negra por quem tem admiração e o motivo pelo qual ela deveria ser homenageada em uma exposição nesse espaço.



 

Léa C. Barros

Exibições: 422

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Gel Santos em 13 agosto 2012 às 9:32

Esse fato contradiz ao meu ver a  proposta do Museu Afro Brasil que é divulgar a Cultura Negra e seus protagonistas tão importante para geração presente. São muitas as protagonistas representando o orgulho da Cultura Negra. Nos dias atuais a Artista Plástica  Ieda Maria e muitas artistas negras deveria ocupar espaço nessa casa de cultura.  

Comentário de Malcom K em 12 agosto 2012 às 23:26

(Vejo que a ficha ainda não caiu na cabeça deste indivíduo, porque continua afirmando que o Correio Nagô me interessa! Burrice? Não! É falta de argumentos!)

Ser amargo? É isso aí! E você é um ser que não vive a própria vida, porque fica todos os dias de cara na tela do computador vivendo a vida dos outros e fazendo piadinhas para ganhar ibope de árvores mortas!

Analisando suas palavras e como você as impõe (como se me conhecesse a muito tempo, e não apenas por alguns posts aqui), desconfio que você é um certo sujeito que veio de longe, possui fama de inteligente e culto, mas não passa de um adulto com comportamento infantil, e que só deseja o mal dos outros! Um ser que bem lá no fundo não passa de um tolo, principalmente pelas suas ações sujas a vista de todos, e que as pessoas mais atentas já se distanciaram quando perceberam seu verdadeiro caráter!)

Cara, você já falou a palavra "fake" mais de 100 vezes! Saiba que todos nós somos fake aqui na internet até que se prove o contrário! Você é burro ou então deve se achar muito especial para me jogar essa palavra com tanto orgulho!

Você diz que ela é isso e aquilo, mas ao mesmo tempo é tão cego e egocêntrico para não perceber que é você quem não tira o nome dela da boca um único minuto! Quem está vivendo a vida de quem para realmente merecer o nome de estúpido? Ela vivendo a sua ou você vivendo a dela? Sendo que você até ficou horas no Google para isso! (rsrs)

Vai cobrar pelas anedotas? Então vou pagar! Assim você vai poder descolar umas notas fáceis, já que não passa de um desocupado que vive no PC lendo textos e mais textos inúteis dos outros!

Comentário de Fabio VM em 12 agosto 2012 às 21:39

A insistência do fake me impressiona. Acredito que agora, com uma conta apenas no Correio Nagô, lhe sobrou tempo para conceber seus belíssimos textos e expor toda sua erudição, arrogância e dissimulação. Continue assim, fake. Em breve irá cansar ou trazer a tona, para lhe apoiar, uma das figuras mais estúpidas que já me deparei na vida: Rokza (sua protegida...rs).

Que bom que lhe divirto e que faço um ser amargo (ou um personagem cuja mise em scène preferida é ser a metralhadora giratória da indignação) sorrir. Vou cobrar por isso!

P.S. Após concluir este breve comentário, me fiz uma indagação: por que será que ainda dialogo com um fake, por que converso com um ser que não existe?

Comentário de Malcom K em 12 agosto 2012 às 16:29

Na minha frase final me entreguei? Vejo que você tem muita dificuldade em fazer interpretação de texto porque, não pegou o sentido das minhas palavras, e como isso, impôs a sua mediocridade mais uma vez! Mas não desanime e faça o seguinte: peça para alguém te ajudar na próxima vez!

Como que eu vou desistir de algo do qual eu nem participava, não dava a mínima, espertão? Postei aqui umas 4 vezes e nada mais! Veja bem como você estupidamente bate sempre na mesma tecla por falta do que dizer! Suas palavras são tão repetitivas que ficaram engraçadas, como por exemplo: "Malcom K é isso, Rokza aquilo, e Adelaide aquilo outro..." kkkk Cara, tu é muito fraco, mas divertido!

Preste atenção nestas suas palavras: "...pois, como não tem o que fazer, sua vida se resume a isso". Estas palavras descrevem muito bem você mesmo, porque és tu que passa muitas horas "vasculhando" o Google e lendo os textos de todos aqui dentro todos os dias!

Comentário de Fabio VM em 12 agosto 2012 às 10:46

Dispenso sua avaliação sobre mim. Não é para isso que estamos aqui.

Todavia, na sua frase final você, sem querer, se entregou. Um belo desafio, digno de quem está jogando as últimas cartas. Parabéns!

Percebi que o fake quando assume Malkom K se acha a bala que matou Kennedy, mas, no fundo está atordoado, pois, só lhe resta esta personagem. Rokza, morreu, Adelaide idem e tirar onda de diretor de TV não deu muito certo.

Puxa sua cadeira, sente e espere. Você vai cansar e vai desistir do Correio Nagô. Poderá ir para outro site, pois, como não tem o que fazer, sua vida se resume a isso.

Grande, fake. Belos argumentos. Mas, sua casa está caindo.

Um forte abraço.

Comentário de Malcom K em 12 agosto 2012 às 1:41

"Não me subestime..." kkkk Que ridículo! Vamos para mais uma piada: "Breve pego um texto onde todos estejam presentes". Eis aí o investigador orgulhoso e que afirma estar me aniquilando! (quanta asneira) De início até pensei estar dialogando com alguém mais esperto, mas vejo que apenas repetiu o mesmo discurso sem argumentos, até porque sabe melhor que ninguém (pois passa horas e horas nisso aqui lendo o texto de todo mundo, como afirmou) que a minha conta estava parada e vazia! Mas tudo bem... você se empolgou, então vamos ver o que mais vai sair daí de dentro!
Polícia e denúncia? Então ok! Vou puxar uma cadeira mais confortável e ficar esperando!

Comentário de Fabio VM em 11 agosto 2012 às 21:55

O retorno.

Definitivamente o fake é insistente. Essas saídas e entradas do fake no Correio Nagô não engana mais ninguém. Eu fico realmente impressionado. Malkom K, como sempre agressivo; Rokza, a sumida, se fundiu em Adelaide, inclusive, chegando a trazer no seu último post o mesmo palavratório estúpido de sempre, deixando a personagem de lado e vomitando um monte de bobagens. O tom de ameaça era o mesmo, a estupidez idem. Até o nome de um diretor de TV foi usado. Logo você Malkom K, que odeia a televisão? Que ironia do destino!.

A estratégia do fake agora é acusar os outros de fake (como já fez antes). Desviar a antenção e continuar no Correio Nagô (voltou para isso).

Gostaria de saber o que vocês querem? Qual o objetivo dessa empreitada racista?

Uma coisa eu tenho certeza, são pessoas frustradas e mal resolvidas.

Não me subestime, fake!

Não venha com esse papo desesperado e imbecil, querendo desencorajar a denúncia. Você não amedronta ninguém. Xingue e desabafe, afinal, está sendo desmascarado e aniquilado. Xingue, ponha seu ódio para fora, pois, assim é o Malkom K. Breve pego um texto onde todos estejam presentes (como no último de Adelaide...pena que naquele só tinha a Rokza).

POLÍCIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO NELES!

Um grande abraço.

Comentário de Malcom K em 11 agosto 2012 às 20:04

Fabio VM, primeiramente digo que foi uma idiotice da minha parte ter postado contra você usando uma camuflagem, como você mesmo citou: não estou a favor de ninguém, mas... Agora, é engraçado e curioso como você fez um julgamento tão rápido da minha pessoa se tinha apenas uns 3 ou 5 posts meus neste site? (Abri a conta, mas nunca participava!) Você leu apenas uns 3 posts e já me classificou como um combatente anticapitalista, agressivo e tudo mais... Na verdade não sou "anti" nada, apenas coloco em pauta a imbecilidade dos homens de hoje! Esta imbecilidade até que é normal e aceitável, mas não pode ultrapassar um certo limite como está acontecendo nos dias de hoje!

Conheço a Rokza e quis ajudá-la (erroneamente - deveria ter ficado na minha) quando vi algumas pessoas a atacando, principalmente jogando coisas da vida dela ou de outros que não deveriam ser jogadas em um site, como o nome e outras coisas, assim como você está fazendo agora e de forma cretina, demonstrando a sua falta de respeito e ética (e ainda quer colocar "moral" aqui dentro... mas que piada)! Uma coisa é discordar e até atacar os comentários de um usuário(a), e outra coisa é investigar a vida dos outros apenas para jogar tudo publicamente (ação típica de quem não tem o que fazer na vida), e ainda mais usando como fonte os dados distorcidos que se encontram no Google!

Falando sobre a polícia e o Ministério Público, quem você quer assustar com este papo furado? Você bebeu ou é piadista? A justiça está cagando e peidando para coisas deste tipo! E da minha parte nunca ouve ofensas e piadas contra negros ou qualquer outro povo! Como você falou na polícia citando meu nome(conta), então afirmo: polícia, processo e o escambau é o caralho!

Sobre as insanidades debilóides deste fake chamado Adelaide do Senhor do Bonfim, digo que você está sendo estúpido insinuando que eu, uma pessoa que você não conhece, tem alguma coisa a ver com isso! Já que é assim, então eu também posso insinuar que este fake é, nada mais nada menos, que uma criação sua para poder jogá-lo em cima de pessoas das quais você quer derrubar! Já vi isso acontecer em outro site de relacionamento: a pessoa cria um fake para dizer que este fake é de outro!

Até mais e sucesso neste seu papel de vasculhador e falso defensor da moral e da ética!

Comentário de Fabio VM em 10 agosto 2012 às 18:23

Estou rindo sem parar. Está tudo parecendo aquele filme: A Origem. O sonho dentro do sonho dentro do sonho dentro do sonho...No nosso caso é o fake dentro do fake dentro do fake dentro do fake...Maurício Sherman! Essa foi boa!

O fake perdeu o controle, se ofendeu quando seu personagem mais trabalhoso foi desmascarado...Das ironias de antes para um texto indignado e arrogante, cheio de ameaças...As personalidades de Roksa, de Malkom K, de Adelaide etc. estão embaralhadas. Quando li os novos posts do fake visualizei um pouco de cada...o tom de ameça é de Rozka, a agressividade é de Malkom K, a estupidez é de Adelaide. O que mais deve ter aí? O que mais deve ter por aí?

O problema é que o fake é vaidoso e odeia ter sua branquitude atacada. É um golpe que o faz revelar-se.

Ainda bem que as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Polícia e Ministério Público neles(as)!

Um grande abraço.

Comentário de Instituto Mídia Étnica em 9 agosto 2012 às 12:37

Caros leitores do Correio Nagô. Já registramos uma queixa no site SAFER NET.ORG que deve encaminhar para a Polícia Federal a denúncia de racismo contra o site CORREIO NAGÔ que está sendo invadido desde a última terça-feira por racistas. O número do processo é b24876ba4a29f700c1ddff215753d461. 

Obrigado aos que estão nos ajudando a descobrir quem está por trás destes atos racistas!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço