NEAF participa da jornada pedagógica de Santa Maria da Vitória/BA

 

O Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF, a convite da Secretaria de Educação e Cultura do município de Santa Maria da Vitória/BA, participou da jornada pedagógica com a palestra “Práticas de Ações Afirmativas no Contexto Escolar: Experiências do NEAF”, no último dia 02 de fevereiro, em Santa Maria de Vitória, a 916 km de Salvador. 

O evento que já ocorre a três anos consecutivos e reúne grande parte dos professores do município teve como temática principal “Educação: acesso como direito e qualidade como meta”.Neste ano, o 3° Seminário de Educação reuniu cerca de 500 professores da rede municipal e contou com a presença de personalidades da educação e do poder público como o prefeito de Santa Maria da Vitória, Padre Amário dos Santos e a secretária de educação e cultura do município Edlar Benjamim.

O NEAF, representado pelas coordenadoras Fernanda Alves e Taiana Silva, tendo a palavra a professora Fernanda Alves, agradeceu o convite, a recepção e as possíveis construções pedagógicas suscitadas a partir daquele 3° Seminário de Educaçãoe ressaltou a importância de se debater as questões étnicorraciais no ambiente escolar dentro do contexto da implementação das Leis 11.645/08 e 12. 288/10.

 A participação do NEAF na jornada pedagógica de Santa Maria da Vitória teve por objetivo ampliar o diálogo sobre as diferentes posturas dos educadores perante a Lei 11.645 e debater as diversas questões étnicorraciais que permeiam o ambiente escolar. O NEAF trouxe também para o 3° Seminário de Educação algumas reflexões acerca de como tal lei é aplicada entre a escola, os professores e os alunos além de destacar os trabalhos já desenvolvidos em Coração de Maria/BA, como a produção do Jornal NEAF de Coração, que muito ajudou no debate do assunto em questão.

No discurso, a secretária de educação Edlar Benjamim e o prefeito da cidade Padre Amário, ressaltaram a importância do envolvimento da comunidade no processo de avanço da educação. “Necessitamos avançar mais. Precisamos do envolvimento e participação de toda comunidade para mudar esta realidade”, afirmou Edlar.

Com a palavra, o prefeito Padre Amário deu as boas vindas a todos os professores e afirmou a educação como processo de melhoria da comunidade fazendo um apelo para que todos  participem e se envolvam. “Todos somos importantes no processo de educação. O mundo começa pelo lugar que a gente vive. Vamos melhorar o mundo, começando pela nossa casa, pela nossa comunidade”, ressaltou ele.

Para fechar com chave de ouro a primeira apresentação da jornada pedagógica, o NEAF exteriorizou as opiniões de alguns coordenadores de núcleos onde os trabalhos de implementação já foram realizados e logo depois apresentou para o público a história “O Cabelo de Lelê”, da autora Valéria Belém. Ao término, os diversos professores expressaram as suas diferentes opiniões e inquietações relacionadas ao tema, principalmente em relação a didática da implementação e de como estruturar projetos de ações.

As coordenadoras do NEAF, ressaltando o espírito norteador das ações do Núcleo, reafirmaram que só a estruturação na prática da implementação das ações afirmativas é que de fato pode atenuar tais inquietações, e a necessidade do compromisso de cada educador em “implementar a lei dentro de si” de forma a cultivar valores e construir posturas que atenda as relações de igualdade étnicorracias no ambiente escolar.

Exibições: 255

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço