O ativista e mestre em artes visuais, Duane Deterville, é um dos afrodescendentes que lideram o movimento Ocupar Oakland na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos. Duane, que dirige um centro de estudos panafricanos, Instituto Sankofa, falou com exclusividade com o CORREIO NAGÔ nessa noite de terça, 01 de novembro, sobre a importância da participação afro nessa articulação política.
O Movimento Ocupar começou em Nova Iorque inspirado pela chamada Primavera Árabe - que derrubou regimes no Egito, Líbia e Tunísia - e hoje está espalhado por várias cidades do país, tendo como resultado centenas de pessoas presas e um clima de agitação política que desde o movimento dos direitos civis, na década de 60, não se via no país.
Na entrevista, o ativista conta que amanhã, 02, haverá uma greve geral da cidade. A última do gênero foi em 1947. Oakland tem uma importância política significativa para a comunidade negra pois foi lá que começou o movimento dos Panteras Negras. O ativista espera também que a questão racial seja colocada na pauta do movimento.
Confira abaixo o comentário, via Skype, do ativista sobre a situação no país e uma convocação para o movimento negro brasileiro.
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô