Produções audiovisuais mostram lado B do rap na Bahia

Por Sueide Kintê


Primeiro foi o Grupo de rap Império Negro que com o clipe Desabafo do Trabalhador socou forte o estômago de um pessoal ignorante que vive pelas ruas da capital baiana, terra conhecida como “reduto do axé”, dizendo que o rap não é música e sim berro de gente revoltada.

Agora foi a vez da moçada da VERSU2 lançar o clipe da música Segredo da Harmonia. São três minutos e vinte e três segundos de ritmo, beleza e poesia que revelam entre outras coisas que depois que os pretos começaram a ocupar determinados espaços da cidade o que era centro virou também periferia. Essa é a mensagem que pode ser percebida nas cenas dessa obra prima que teve seu lançamento no último sábado, dia 19 de Dezembro, na Zauber Multicultura.

Todo clipe é filmado no Centro de Salvador. Uma rica seqüência de tomadas mostram antigas figuras da velha escola do rap soteropolitano como Robson Veio, Diego do grupo 157 Nervoso, o grafiteiro Baga e Dimak, além, do MC C2, a família como eles são chamados no clipe sobem e descem as ruas da Carlos Gomes e do bairro Dois de Julho, lugares que outrora foram moradas de famílias ricas e hoje formam uma zona comercial para trabalhadores assalariados, becos que a noite viram guetos, ponto de profissionais do sexo.

É isso mesmo. Nada de laje com bloco a vista e vielas com chão de barro pisado. Nenhum problema com isso, mas temos que admitir que imagens como essas já foram muito executadas em clipes de rap pelo Brasil. Para o rapper que sonhou em fazer seu clipe em sua comunidade nada mal. Eu acho ótimo, que fique bem claro que o que eu quero dizer é que a musica tem que ocupar toda cidade. É com essa pegada inovadora que Cóscarque, Rangel, Gug e Sinho, integrantes do grupo Versu2 falam de favela pisando firme no asfalto. Pés fincados na estrada de gravilhão e concreto. Essa é inclusive a primeira cena do clipe.

Exibições: 108

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço