Comunidade PATAXÓ HÃHÃHÃE reivindica direito a seu território

ARARAWÃ

A comunidade Pataxó Hãhãhãe, cansada de esperá pelo o julgamento do STF. Resolve a fazer as retomadas de suas terras por conta proprias. Desde DOMINGO que os índios ocupara a região dos Rio Pardo, uma área grade, aonde vivem poucos pecuarista e ocupando grande estenção de terra,  essa áreas está bastante degradada, tinha uma grande floresta que foram destruídas para a criação de gado. A comunidade toda resolve se juntar para recuperá a terras. A retomada tem índios adultos, crianças, idosos. Todos realistando um sonho. Ter a terra de volta. A mídia está colocando várias matérias contra os índios Pataxó Hãhãhãe como exemplo a Rede Globo, criando uma falsa imagem que nós indígenas somos Criminosos, violentos… Muitas pessoas dos municípios vasinhos estão comedo desses conflitos.  Mais eles não precisam ter medo de nós indígenas e sim dos fazendeiros, que está contratando pistoleiros na região para jogar contra os Indígenas.

As áreas recém ocupadas por nós índios, já está sendo retirado os moveis e animais de  alguns fazendeiros. Essa luta se estende por mais de 30 anos. Desde quando os nossos antepassados foram expulsos desse território a força. Muitos dos índios foram mortos e roubados a terras, hoje seus netos, querem essa terra de volta, está lutando. Toda a Vida, as terras que conseguimos foi através de retomadas. a  justiça nunca nos deu nada, e principalmente deveriam  punir os assassinos dos parentes de  indígenas que morreram vitimas de tocaia. Os Pataxó Hãhãhãe, estão cansados de tanto apanhar, ontem pela amanhã os fazendeiros  se reuniram juntos com seus comparsas e fizeram barreiras queimando pneus velhos  na entrada do município de Pau Brasil-BA, gritando revoltado com os índios, e dizendo que se pegasse um índios na cidade iriam matar. Alguns amigos que temos na cidade nos avisou e evitamos acesso na cidade, os fazendeiros fecharam as duas vias que dão acesso aos índios a cidade. As noticias que tivemos é que alguns indígenas foram pegos de surpresas e ameaçado recebendo torturas e até mesmo roubados. Hoje tem índios espancados e feridos pelos os pistoleiro de fazendeiros.dos indígenas que tiveram na cidade foi submetido a se esconder, ou até mesmo a fugir para não ser pegos por homens dos fazendeiros.

RETOMADA PARAXÓ HÃHÃHÃE
ARARAWÃ

O clima em nossa região está  tenso. Todos nós estamos sofrendo e otimista que estas terras fiquem em nossa posse.A nossa expectativa é que a justiça julgue o território e não tenha trabalho para tirá os fazendeiro, porque isso já estamos fazendo… o que está para ser julgado não é a terra e sim os títulos falsos que o governos passado deram  aos fazendeiros. compartilhamos  imagens da retomada. Hoje os índios cantam toré e pisa em sua terra, aonde a muito tempo os fazendeiros ameaçavam a comunidade dizendo se os índios chegassem ,eles teriam muitas armas para colocar os índios para fora. Isso caracterizam que Tupã é mais forte de que qualquer valentão.

BARREIRA NA CIDADE DE PAU BRASIL FEITA PELO OS FAZENDEIROS, IMAGEM FEITA DA ÁREA RETOMADA.//ARARAWÃ

Pedimos apoio que a sociedade Brasileira, não acredite no que a Globo divulga, ela tem lado “os fazendeiro”, pois o que reivindicamos é a nossa terra, não é nossa intenção machucar alguém. Mais a mídia da globo manipula imagem e querem jogar a sociedade contra a nós Pataxó Hãhãhãe. Conheçam a nossa história e vão perceber que estamos com RASÃO!

CARTA DA COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE

Exibições: 100

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Paula Kalantã em 20 abril 2012 às 1:30

Alvaro veja como as informações chegam erroneamente e como vcs reproduzem...não somos humildes, nem coitados e nem tão pouco irresponsáveis, e sim quem colocou certidões falsas nas mãos de pessoas que destroem matas pra fazerem de manga, destruindo ambientes que vc tbm usufrui, a minha luta meu querido vem muito antes de eu nascer, quando fazendeiros invadiram nossas terras e mataram dezenas de indigenas e expulsaram familias que foram morar como indigentes no meio da estrada assim como eu,com dois anos de idade tive que sair de dentro de minha casa debaixo de ameaças e bala, estamos esperando desde 1982, a terra é minha casa de onde pessoas com pensamento como seu me tirou e nós só queremos o que nos pertencem, não queremos nada de ninguem, não saimos do nosso lugar pra entrar em casa de ninguem, vcs vieram por causa da usura, da ganancia, nos tiram a terra e nós que estamos matando vcs de fome? seu problema meu querido é que vc não conhece a verdadeira história e fica reproduzindo a historia que os colonizadores escreveram, indigenas estudam, trabalham, estão na faculdade, foi- se o tempo em que caçavamos e pescavamos, hj ja nem isso existe mais, pra vc que está de fora é fácil falar, é preciso viver, saber como é, antes de falar tanta asneiras, vá procurar saber mais da sua historia e depois fale sobre o assunto, não tenho que esperar pacificamente pois isso nós estavamos fazendo a 27 anos atras, agora chega, vou em busca do que me tiraram sim e não são pensamentos como o seu que vai me fazer desistir, ao contrario me dá mais força pra continuar.Paula Kalantã, Indigena ETNIA PATAXÓ HÃ HÃ HÃE!

Comentário de alvaro felix gomes dos santos em 19 abril 2012 às 19:36

O IRRESPONSABILIDADE É DE APOIAR ESSES ÍNDIOS COMO HUMILDES COMO OS COITADOS,QUEM PROVOCA DESTRUIÇÃO E CAOS NA CIDADE? SÃO OS FAZENDEIROS?! QUE DA EMPREGO AOS TRABALHADORES, QUE OS MESMOS PEGAM SEUS SALÁRIOS E VÃO GASTAR E DEIXANDO RECEITA NA CIDADE, COMPRAR SUA FEIRA, ROUPAS, REMÉDIOS, COSMÉTICOS ENFIM DANDO LUCROS AOS EMPRESÁRIOS QUE MANTÉM SEUS EMPREGADOS. OU OS ÍNDIOS QUE CAUSAM TERRORISMO, DESORDEM ONDE PASSAM DEFASANDO A CIDADE EM BUSCA DE SEUS DIREITOS TIRANDO EMPREGOS DOS TRABALHADORES,É ELES QUE DARÃO EMPREGO AOS PAIS DE FAMÍLIA, QUE GRAÇAS A ELES PERDERAM SEU EMPREGOS? É A FUNAI? QUE JÁ BASTA RECEBER RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL, MANTIMENTOS DA FUNAI, E QUEREM TANTA TERRA PRA QUE? FAZER CAPOEIRA, CAÇAR? QUE NÃO HÁ ONDE! QUE MAL MENTE PLANTAM ALGUMA COISA, ESSE GOVERNO QUE DA DIREITO DESSES ÍNDIOS DE SE ARMAR, ATACAR PESSOAS DE COMO E BEM ENTENDEM, O GOVERNO ACHA CERTO DOS ÍNDIOS SEQUESTRAR E FAZER REFÉNS AS PESSOAS, QUEM FAZ REFÉM É QUEM? É OS BANDIDOS? INDEPENDENTE GOVERNO DAR SUA DECISÃO OS ÍNDIOS DEVERIAM ESPERAR A SENTENÇA COMO PESSOA NORMAIS, DEU O DIREITO DESOCUPA-SE AS TERRAS E INDENIZAM-SE OS EX-PROPRIETÁRIOS, TUDO OCORRENDO PACIFICAMENTE. SEM VIOLÊNCIAS E TERIA EVITADO A MORTE DESTA POBRE MOÇA QUE TEVE UMA MORTE HORRIPILANTE E INOCENTE SEM DEVER NADA A NINGUÉM, SE NÃO FOSSEM ELES NADA DISTO TERIA ACONTECIDO. JÁ A AUTORIDADE MÁXIMA DA CIDADE, QUE SE DIZ É HOMEM DE DEUS, CONSEGUE FECHAR OS OLHOS PARA DORMIR COM A CIDADE NESTA SITUAÇÃO. ( ALVARO )

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço