Olodum comemora ano novo da Etiópia nesse 11 de setembro

Pela primeira vez o Pelourinho será comemorará o réveillon de um país africano. E quem promove a celebração é o Olodum. O grupo recebe o secretário da embaixada da Etiópia no Brasil, Saraji Abdella, na Casa do Olodum, para saudar o novo ano etíope. No horário do Brasil, a virada acontece às 19 horas desta quinta-feira (11), quando os tambores irão rufar e aclamar a chegada do ano de  2007 para a segunda nação mais populosa da África.
Em seguida, Abdella participa de uma palestra com o tema ‘Etiópia: Novo Espírito da África’ juntamente com o presidente do Olodum, João Jorge, e o conselheiro do Olodum e diretor do Instituto Mídia Étnica e Correio Nagô, Paulo Rogério Nunes, também na Casa do Olodum, que estará ornamentada caracteristicamente em homenagem a Etiópia, inclusive com a bandeira hasteada do país africano.
VIEW
Chamado no país de Enkutatash (ano novo), que significa ‘presente de jóias’, é comemorado no primeiro dia do mês de Meskerem no calendário etíope e marca o retorno da Rainha de Sabá à Etiópia. Além disso, o calendário do país africano é atrasado em sete anos e oito meses em relação ao calendário gregoriano, que é seguido pelos brasileiros e muitos outros países. Sendo assim, os etíopes comemoram agora a virada para o ano de 2007.
Já no próximo domingo, dia 14 de setembro, as comemorações serão à base de música. Os tambores da banda percussiva do Olodum animam a Praça Tereza Batista (Pelourinho) e recebem convidados, a partir das 14 horas.
Olodum e a Etiópia
Depois de anunciar que homenageará no próximo ano, um dos países mais antigos e a segunda nação mais populosa da África, com o tema da folia “Etiópia, a Cruz de Lalibela e o Pagador de Promessas”, o maior representante da cultura baiana pelo mundo alavancou as pesquisas para saber ainda mais da história da Etiópia.
A diretoria do Olodum viajou ao país no começo do mês de agosto e iniciou as pesquisas presenciais sobre o próximo tema. Durante os estudos, os integrantes do bloco afro cumpriram uma agenda de diplomacia político-cultural na Etiópia, onde se reuniram com diversas autoridades do país, como por exemplo, o Presidente do Parlamento Etíope, equivalente ao Congresso Nacional Brasileiro, o senador Kassa Tekleberhan.
No decorrer dos 35 anos, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo, promovendo um trabalho social voltado para as camadas mais necessitadas da capital baiana, além de estimular o comprometimento cultural do povo baiano e de milhares de pessoas em diversos países. Nessa linha, o Olodum concretizou mais uma parceria internacional,  dessa vez apoiado pela empresa área Ethiopian Airlines e seguirá com o início dos estudos para programas de intercâmbio entre universidades do Brasil e da Etiópia, a expansão dos métodos da Escola do Olodum para população jovem etíope e a viabilização da presença de importantes artistas da Etiópia em eventos do Olodum até o carnaval.
Às 19 horas desta quinta-feira (11), os tambores do Olodum saúdam a virada de ano etíope exatamente no mesmo horário que é comemorado no país africano que possui pelo menos 5.000 anos de história documentada e foi o único país africano a não ser colonizado.
ETIÓPIA : NOVO ESPIRITO DA ÁFRICA
Mesa: Sr. Saraji Saraji Abdella – Secretário Embaixadora da Etiópia no Brasil
João Jorge Rodrigues – Presidente do Olodum
Paulo Rogério – Correio Nagô
Local: Casa do Olodum – Auditório Nelson Mandela, 19h00
Salvador, Bahia
* Com informações do site Bahia Já e Lab de Notícias

Exibições: 73

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço