“Os negros são suprimidos do noticiário”, diz Heraldo Pereira

Durante discurso durante evento realizado nessa quinta-feira, 10, no Rio de Janeiro, o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, defendeu o aumento de pautas sobre a discussão racial no Brasil. Para ele “os negros são suprimidos do noticiário”.

Pereira avaliou que produzir reportagens sobre as condições dos negros não é racismo e nem se tornará atitude separatista de povos. “Isso não é ativismo político, é defesa dos direitos humanos, da cidadania. Dirão que queremos dividir a sociedade, mas, quando mostrarmos números (estatísticas da desigualdade), não tem quem não ficará constrangido”.

O funcionário da Globo também fez comparações com jornalistas negros, como Abdias Nascimento e Luiz Gama. Ele comentou que a imagem dos veículos de comunicação terem poucos negros. “Acho que, muitas vezes, os negros são suprimidos do noticiário, de modo geral. As pessoas acham que o Brasil é um país branco, inclusive nas redações.” avaliou o jornalista.

Fonte - Comunique-se

Exibições: 2287

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Vanderson em 17 maio 2012 às 21:50

O que envergonha o pais é tentar passar uma imagem de sexta economia do mundo e ser apesar de mestiço, o primeiro em RACISMO, quando assinaram frente ao mundo cota para gente de cor preta! E na certa só deixaram o Heraldo falar tentando mais uma vez humilhar e incentivar nossa gente a serem contra nós mesmos, como fazem com muita gente e não me admira nada que não tenham incentivado por debaixo dos panos o Alexandre Pires, ma para o Heraldo, na certa deram mais espaços para fazer ele dizer "ser negro" que a midia CÍNICA  brasileira impõem ao nosso povo, pois a palavra negro foi um apelido que a Grécia colocou na gente depois de terem ROUBADO  toda a cultura da nossa mãe Africa, negro ignifica CARNE PODRE.  E nó temos orgulho sim de sermos HUMANOS  da cor preta!  O que vamos exigir é cota para BRANCOS  em tudo que é de criatividade de gente PRETA, vai acabar rapidinho esta sacanagem com nossa gente fora que as empresas sempre lucravam com juros altos, mesmo  com tda as impa fias e suas propagandas  CINICAMENTE NAZISTAS,  mas com as nossas campanhas de BOICOTES,das falencias não estão escapando!

Comentário de José Mendes em 17 maio 2012 às 11:11

Ká para nós; não falou nenhuma novidade.Esse trololó qualquer um faz até o Alexandre Pires.

Se ele quisesse demonstrar alguma diferença, teria ele dado a noticia e comentado as vitórias no STF nas questões raciais, que estavam em pauta no Supremo.Preferiu não se envolver.

Comentário de joao cicero em 15 maio 2012 às 22:19

Heraldo tem em comum com a comunidade negra so pele escura

Comentário de BRUNO IGOR RODRIGUES em 15 maio 2012 às 14:30

HERALDO SEMPRE FOI UM GRANDE IRMÃO...E É TÃO BOM SABER QUE ELE COMPREENDE QUE HÁ DIFERENÇAS MUITO GRANDES NO SENTIDO ECONOMICO,ENTRE NÓS NEGROS E OS BRANCOS,ELE É MESMO UM GRANDE PROFISSIONAL ALÉM DE UM SER HUMANO EXEMPLAR...SALVE HERALDO PEREIRA...TAMO JUNTO!

Comentário de Walter Rui Pinheiro em 15 maio 2012 às 3:22

Que bom que temos Negros Pensadores e Ativista Militantes como o mano Carlos Gouveia e Adelson Silva, é nesta duas linhas de pensamento que concordo que temos de desenvolver essas ações. Aferida é muito grande ainda, mas, com certeza se lutarmos em consciência de que não somos incluídos por sermos de raça Negra, e que nesse País teremos que engolir um leão por dia para sobreviver com um mínimo de dignidade, poderemos contribuir para um futuro   que isso mude radicalmente a favor dos nossos jovens. Existe um fator eleito para tratar os que não possuem um nível básico de instrução, e que por isso não sabe e nem pode desenvolver uma interpretação crítica a luz das construções de políticas partidárias, e por tanto os nossos votos promove a continuidade e legitimação dessa realidade hipócrita em que vivemos. Por isso Heraldo é tardio, mas como disse anteriormente o irmão Helder "antes tarde do que nunca". Saudações Kilombola   

Comentário de Carlos Francisco da Silva Jr. em 15 maio 2012 às 0:19

Acho que esse senhor presta um desserviço às lutas da população negra. Até onde se sabe, Heraldo Pereira é um sujeito reacionário, muita à direita, o que torna muito estranho que faça esse depoimento a favor das cotas. De repente, depois do quiproquó com PH Amorim, Heraldo virou um cara de vanguarda, defensor das cotas, de mais espaços de participação da população negra nos meios de comunicação. Estranho, hein...

Comentário de Helder Barbosa em 15 maio 2012 às 0:01

Clara João Cícero. Depois da briga com Paulo Henrique Amorim que o acusou de ser "negro de alma branca" e nunca ter se pronunciado sobre a questão racial, ele se descobriu negro. Antes tarde do que nunca.

Comentário de Maria Isabel (Isa) Soares em 14 maio 2012 às 20:53

Creio na educaçäo, no acompanhamento dos pais. E aclaro -  dos dois. Levantar a auto estima de nossas crianças é prioridade. Comecemos por aí. A maioria das famílias negras estamos desajustadas, carentes, debilitadas em todos os sentidos. Como a maioria das familias modernas, com o agravante de ter esta terrível y lacerante ferida aberta: a negaçäo, em todos os sentidos: paternidade mal assitida, sobrecarga de responsabilidades da mulher... E poderia seguir enunciando muito mais. Entender o que nos passa é um vigorizante desafio.Temos uma ferida aberta. Apesar do que façamos para escondê-la. Esta realidade repercute na comunidade inteira. E em todos os setores. Sei que näo é fácil. Sou mäe, separada, cabeça de família e docente. Levantemos tod@s. Reconstruamos nossas vidas.

Comentário de joao cicero em 14 maio 2012 às 20:20

QUE MARAVILHA     HERALDO  Assumindo sua negritude antes tarde do que nunca

Seja bem vindo

Comentário de CARLOS GOUVEIA em 14 maio 2012 às 19:08

   Esta  na hora  de  uma  campanha juntos  aos jovens  do papel  que  ele  tem na sociedade, não  basta  apenas estar na escola   mas   até  se  sacrificar o  seu lazer  em prol de  levar os  seus  filhos  as  bibiotecas, as  igrejas e  mante-los  longe  das  ruas    fazer  serviço    comunitários  nas escolas  para  estarem  sempre  proximos dos  seus  filhos. Lamento que  os politicos  não  tenham por  decreto  os  seus ,.... nas escolas  púbublicas  tambem.

Sem  educação de  qualidade  nada  poderá ser  feito num  pais , capitalista  e  nem  sempre  basta  ter  dinheiro, para  se  sentir  incluido, tem  que  ser  ter educação  .

  Saudações

 Carlos Gouveia

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço