Outdoor celebra posse de Mãe Stella na Academia de Letras da Bahia

Redação Correio Nagô - A posse da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi na Academia de Letras da Bahia, que ocupará a cadeira de número 33, está anunciada nas ruas de Salvador. Um outdoor criado pela Maria Comunicação comemora o evento.

Mãe Stella que comanda o terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, será empossada como a mais nova integrante da Academia de Letras da Bahia, em cerimônia que acontece nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 20h, na sede da entidade, no Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré.

Mãe Stella ocupará a cadeira de número 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves e que teve como último ocupante o historiador Ubiratan Castro de Araújo. A saudação à nova acadêmica será feita pela escritora Myriam Fraga.

Stella de Oxóssi, Maria Stella de Azevedo Santos, é graduada em enfermagem e nasceu em 1925, em Salvador. Ela é a quinta yalorixá a ocupar o comando do Opô Afonjá, que foi fundado em 1910.

É autora de diversas obras sobre o Candomblé e também de ficção infanto-juvenil inspirada em lendas e contos africanos, como o livro Epé-Laiyé – Terra Viva, que conta a história de uma árvore que ganha pernas e segue em uma jornada para conscientizar as pessoas para a preservação do meio ambiente.

A yalorixá também escreveu Owé – Provérbios, Osósí – O caçador de alegrias e Meu tempo é agora, entre outros. Assinam a peça: A Sociedade Cruz Santa do Axê Opô Afonjá, Academia de Letras da Bahia, Instituto Maria Preta e a Maria Comunicação.

Exibições: 405

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Gill Sampaio Ominirò em 10 maio 2015 às 0:07

Quem escreveu este Oke Aro desta forma não conhece nada de yorubá. Perverteu completamente a pronúncia. 

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço