Pesquisa aponta cor e raça como determinantes em relações de trabalho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE) divulgou nesta sexta-feira (22), uma pesquisa sobre situações em que a cor ou raça influenciam diretamente na vida das pessoas. Para 71% dos entrevistados, o trabalho é o local onde as situações que envolvem cor ou raça mais influenciam na vida das pessoas. O contexto trabalhista aparece em primeiro lugar nas opiniões coletadas. A relação com a justiça/polícia, citada por 68,3% dos entrevistados aparece em segundo lugar, seguida por convívio social (65%), escola (59,3%) e repartições públicas (51,3%).

Quase dois terços da metade dos entrevistados, 63,7% ou sete em cada 10 pessoas, afirmam que a cor da pele exerce efeitos diferentes nas relações cotidianas. A “Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça” coletou informações em 2008, em uma amostra de aproximadamente 15 mil domicílios, em seis estados: Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

O Distrito Federal se destacou com os maiores percentuais de percepção da influência da cor ou raça em quase todas as situações citadas, tais como “trabalho” (86,2%), “relação com justiça/polícia” (74,1%), “convívio social” (78,1%), “escola” (71,4%) e “repartições públicas” (68,3%). Apenas em “casamento”, a Paraíba ficou com 49,5% contra 48,1% do DF.
Dos entrevistados, 96% afirmam saber a própria cor ou raça. As cinco categorias de classificação do IBGE (branca, preta, parda, amarela e indígena), além dos termos “morena” e “negra”, foram utilizadas.

 

Fonte: http://www.bahiatodahora.com.br/destaques-esquerda/noticia_destaque...

 

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço