PI: Roda Griô discute Lei, Gênero e Afrodescendência em Teresina

No mês da Consciência Negra, o Grupo de Estudos Roda Griô da UFPI - GEAFRO (Gênero, Educação e Afrodescendência), promove um dia inteiro de roda de debates, a chamada ' Roda Griô ', no dia 09 de novembro, na Universidade Federal do Piauí. 

A Roda Griô acontece duas vezes por ano, uma no mês de Maio devido à comemoração da abolição da escravatura e outra em Novembro para comemorar o mês da Consciência Negra. O foco dessas rodas é refletir sobre o que diz respeito à afrodescendência, educação e gênero, como a Lei 10. 639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, essa lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Segundo o site do MPF (Ministério Público Federal) para crianças, essa lei não vem sendo cumprida na maior parte das escolas por diversos motivos, dentre eles a falta de livros didáticos referentes à realidade desses conteúdos, bem como o investimento na formação de professores para a área.

 

Outro assunto que permeia essas rodas é o preconceito com a mulher afrodescendente, os avanços e as dificuldades referentes à essas mulheres. De acordo com Michele Rocha, estudante de Pedagogia da UFPI e membro do grupo de estudo, o evento tem como foco principal as histórias de vida dessas mulheres, destacando histórias de sucesso e superação a fim de que elas sirvam de exemplo e inspiração a tantas outras.

 

No grupo há professores efetivos da UFPI (Universidade Federal do Piauí), IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e também estudantes do Mestrado em Educação da UFPI e estudantes da graduação na área da educação . As reuniões são quinzenais.

A inscrição é gratuita e realizada na abertura do evento, na Sala de Vídeo do Centro de Ciências da Educação (CCE) a partir das 8 horas da manhã. Os participantes receberão certificado emitido pela UFPI.

* Confira a programação no cartaz acima.

- Texto de Carmen Kemoly, correspondente do CN no Piauí.

Exibições: 269

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço