
Nessa segunda, dia 04 de junho, inicia-se a primeira oficina realizada pela Projeto Quilombo Mimbó, que consiste na criação de um musical que terá criação e interpretação da comunidade Mimbó
(Foto ao lado) , localizada no município de Amarante, interior do Piauí. A oficina inicial do projeto é de dança e tem como facilitador o bailarino e coreógrafo Valdemar Santos que também idealizou o projeto.
Houveram inscrições de crianças e adolescentes por duas semanas na comunidade, faixa de idade que é exatamente o foco na execução do projeto. Há quase 50 crianças inscritas e ansiosas para o inicio das aulas. A OPEQ tem o prazer de realizar mais um projeto tão importante como esse, que recebeu o
2º PRÊMIO
concedido pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, patrocínio da PETROBRAS e realização do CADON (Centro de Apoio de Desenvolvimento Osvaldo Neves) em parceria com a FUNDAÇÃO PALMARES.
A comunidade Mimbó tem uma cultura pulsante e essencialmente negra, tendo em vista que a comunidade foi formada a partir da vinda de negros fugidos de fazendas na época do Brasil colonial e encontraram as margem do Rio Canindé, local ideal para desenvolverem a cultura da agropecuária e suas manifestações culturais afro livremente. Hoje,a comunidade é uma referência de cultura negra piauiense e se encontra disponível para visitações e ações que fomente suas atividades, em destaque a Festa da Beleza Negra, Festejos do Reggae, Mostra de Dança, Pagode do Mimbó dentre outras. É, sem dúvida, uma comunidade fascinante que todos precisam conhecer.
A previsão de estréia do projeto "Quilombo Mimbó" é para agosto desse ano e as apresentações acontecem na própria comunidade, nas escadarias de Amarante e chega a Teresina no final de agosto.
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô