POETISA MIRIM ANGOLANA WENDE BOCADO RECEBE TITULO DO BRASIL

A poetisa mirim mais famosa de África, a angolana Wende Bocado, 6 anos, receberá o título de Personalidade de Importância Cultural – 2020, da UBESC - União Baiana de Escritores (São Salvador/BAHIA-Brasil) pelos seus relevantes espetáculos em favor da Literatura, das Letras e da Poesia contemporânea africana e seus grandes feitos na divulgação da Cultura, dos Costumes e da História do seu país.


O título será entregue pelo vice-presidente da entidade, o jornalista e editor brasileiro Roberto Leal em data a ser divulgada no início do próximo ano, em evento que será realizado na cidade de Luanda/Angola-África. O Título de Personalidade de Importância Cultural da UBESC - União Baiana de Escritores só é entregue uma vez por ano, a uma personalidade que se destaque com o seu trabalho em favor da Cultura, da Literatura, da Educação, das Letras e das Artes de uma maneira abrangente. E Wende Bocado, é uma artista que hoje preenche todos os requisitos, para receber essa honraria. Em Angola só receberam essa honraria o escritor e ex-deputado (MPLA) John Bella e o ex-administrador do Lobito Dr. Roberto Ngongo e Dr. Camilo Afonso ex-Adido Cultural da Casa de Angola na Bahia Brasil, foi indicado para receber o título em 2017, e por motivo de força maior não aconteceu, apesar de o título ter chegado a Angola e retornou para Salvador/Bahia-Brasil.


Wende, é estudante da primeira classe do curso primário, na Aurora Complexo Escolar Internacional, nascida no Sambizanga, mas está residindo no bairro do Benfica, em Luanda, vem de uma família de mais dois irmão, Josemar Bocado de 13 anos e Hegel Bocado 4 anos, ambos seguindo os passos da irmã, nessa nova poética contemporânea que se instalou no seio da família Bocado de Angola, tendo como incentivador direto nessa empreitada, pela elevação da carreira poética dos filhos, o Sr. Bocado Lorrenço, 37 anos, um trabalhador da construção civil que reclama da falta de apoio apara seguir, da falta de reconhecimento para produzir os trabalhos da pequena estrela da poesia angolana. “Embora isso possa acontecer. Porque o que Deus escreve, homem nenhum trava” disse Sr. Bocado, quanto ao futuro de Wende.

 

Wende neste momento tem mais de 20 poemas e poesias memorizadas de vários autores de nome internacional, se tornando apesar da pouca idade em uma declamadora eclética em relação ao seu repertorio, dentre eles de Angola: Agostinho Neto; de Brasil: Roberto Leal; de Chile: Pablo Neruda e de Portugal: Fernando Pessoa. Wende muito em breve será personagem de revista em quadrinhos, a revista Aposta estará produzindo a revista em quadrinhos "Princesinha Wende" onde a menina poetisa e princesa negra angolana mostrará as suas peripécias a outras crianças dentro da poética colocada em favor do incentivo a Leitura e o amor pela arte de interpretar poesia. Wende é grande personalidade na sua Comunidade como também em seu país, uma grande promessa, e para conhecer mais sobre Wende Bocado visite sua página no facebook:  https://www.facebook.com/Wende-Bocado-a-Menina-Prod%C3%ADgio-188676...  e o seu vídeo da Angola Escola, já conta com mais de 15 milhões de visualizações no Youtube: https://www.facebook.com/angolaescola/videos/1213520205461150/?comm...

Fotos: Arquivo de Wende

Exibições: 4

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço