Ponto de Refererencia Historico Afro-Americano

Ate 1923, a unica escola disponivel para os agricultores negros localizados na regiao de Pine Groves, na Carolina do Sul, foi erguida pelos pais dos alunos no quintal da igreja local. Alem do mais, qualquer pessoa com conhecimentos rudimentares de ler e escrever poderia servir como professor(a). Por causa da falta de material escolar, os "professores" usavam o que tinham as suas disposicoes. Ou seja, madeira como lousa, e uma fogueira para esquentar o lugar para os poucos alunos aventureiros. Esta atmosfera decreptia mudou bastante por causa da ajuda de um filantropista judeu chamado Julius Rosenwald, o presidente da cadeia de lojas Sears & Roebuck, seguindo os conselhos do senhor Booker T. Washington(1856-1915) de que os afro-americanos deveriam se auto ajudarem.
"Foi uma otima melhora, ir a uma escola de infra-estrutura melhor e com um fogao de verdade", disse a ex aluna, a senhora Rubie Schumpert, de 92 anos, que juntamente com seus irmaos, nao so frequentou a escola criada pela Fundacao Rosenwald, como tambem recebeu o diploma universitario e tornou-se professora. E verdade que o material escolar era de segunda mao, cedidio pelas escolas dos alunos brancos, mas pelo menos havia lousa e papel para escrever.
Hoje em dia, esta escola que quase foi demolida esta sendo nao so restaurada, como tambem ira abrigar um museu mostrando a importancia da historia filantropica e a educacao dos negros norte-americanos, principalmente no Sul do pais. Tudo isto vem sendo arranjado pelo Museu Smithonian da Historia e Cultura Afro-Americana de Washington. O museu esta colecionando mesas, cadeiras e outros objetos, bem como historias contadas de outras escolas ligadas a Fundacao Rosenwald. A escola Pine Groves foi uma das mais de 5.000 contruidas para os afro-americanos do campo por todo o sul do pais entre 1912 e 1937.
Pesquisas indicam que so sobraram pouco menos de 800 destas antigas escolas. Sua importancia historica e pouco conhecida inclusive por muitos ex alunos de acordo com o Fundo Nacional de Preservacao Historica. Segundo ainda o Fundo, estas escolas sao uma especie em extincao. O senhor Booker T. Washington acreditava na filosofia da auto ajuda entre os negros dentro do sistema de segregacao enfrentado pelos negros. Entretanto, para muitos intelectuais da epoca, como o senhor W. E. B. Dubois, isto era um sinal claro de subalternidade e aceitacao da opressao. Contudo, muitos filantropistas brancos concordavam com as ideias do senhor Washington de auto ajuda ao inves de lutar diretamente contra o sistema, disse a senhora Mary S. Hoffschwelle no livro " Rosewald Schools of America South" publicado em 2006 pela Universidade da Florida.
A senhora Schumpert de Pine Groves concorda que maior igualdade veio depois com a integracao, mas disse que esta nao era uma meta realista no Sul dos anos 20. "Agricultores brancos locais nao iriam construir escolas para nos" ela disse. "Pelo menos voce conseguia uma Educacao, e ai poderia lutar por voce mesma e comecar a a procurar trabalho que ate entao estavam reservados exclusivamente a comunidade branca".

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Sérgio Cumino em 25 fevereiro 2010 às 1:01
Conquistar o espaço em meio a um mundo de segregação é de fato uma luta cruel, o pior quando muitas dessas crianças não tinham noção do que é escola e etc. Vivendo uma realidade imposta fosse de fato uma condição de vida a ser aceita, o descobrir, não passa do interesse do opressor, tem que se passar primeiramente por uma revolução interior, as crianças que mesmo em situações adversas num ambiente extremamente racista como o sul do EUA o fizeram , é de fatos Heroínas. Hoje preservar a memória com a criação de museus, é uma forma, de colaborar com uma sociedade mais justa e não cair nos erros do passado. Edson Cadette voce reconstruindo esses fragmentos da história aqui para nós, faz com que descobrimos nossa identidade, nossa alma...valeu

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço