Portais ignoram sofrimento africano na Copa

A sensação de estar sem rumo, vazio, após dias nutrido dos sonhos do futebol, é o que me acompanha nesta noite. A internet estava fora do ar, problemas com as usurpantes empresas de telefonia. Somente às 22 horas consigo ler os colunistas, abrir os portais, assistir vídeos. O destaque está na eliminação de um elenco e treinador prepotentes. Achavam que a partida estava ganha, que eram imbatíveis. Deviam pensar: "Alemanha, Argentina ou Espanha na final?". Agora todos choram, se lamentam e desculpam. Um país inteiro, apaixonado por futebol, vai dormir vazio. Fora a derrota canarinha, os portais Globo.com e UOL destacam o triunfo emocionante dos uruguaios e os confrontos de amanhã. Nenhuma foto dos jogadores de Gana, nenhuma foto dos torcedores que entoaram as vuvuzelas mais altas, talvez mais do que nos jogos da seleção da casa. Era um continente chorando no estádio Soccer City em Joanesburgo nesta sexta-feira, dia 2 de julho. Chorando após gastar milhões de doláres do dinheiro púbico para trazer sonhos a mais do que um país. Não se tem registro de acontecimento como este na história das Copas. Mas no Globo.com e no UOL não há nenhuma lágrima negra. No Globo.com, no meio da página, sem muita ênfase, a foto é do treinador de Gana, o sérvio Rajevac, com o título "Orgulho com a participação das Estrelas Negras". Foi preciso um branco ser o porta voz do sofrimento majoritariamente negro. No UOL nenhuma chamada para Gana ou africanos, apenas aos hermanos após jogo épico que poderia ser vencido pelos ganeses ou uruguaios com justiça. Não vou mentir, me confortou um pouco ver um time sul americano avançando as semi-finais, de um país que os tambores negros do candombe vão bater mais fortes nos próximos dias. Mas estou mais triste pelo choro copioso de Gyan, por carregar a culpa de ter perdido o pênalti decisivo. Pena que os meios de comunicação no Brasil ignoram o sofrimento de um continente. Erro jornalístico e humano.

Abraços
Pedro Caribé








Exibições: 46

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Admilson Santiago de Jesus em 3 julho 2010 às 13:21
O que os olhos não veem o coração não sente! Até porque esses portais estão a serviço dos capitalistas e como não poderia ser diferente a serviço do capital. O que mais me preocupa é a Copa de 2014, quantos milhões irão engordar as bolsas dos políticos brasileiros em detrimento da ilusão dos fanáticos por futebol ??? HO, HO, HO FELIZ NATAL!!!!
Comentário de Paulo Rogério em 3 julho 2010 às 0:51
Esses portais ignoraram o sentimento do povo, que até onde eu vi, estava super triste pela derrota de Gana. A identidade africana parecia falar mais alto (pelo menos aqui na Bahia) do que a "sul-americana".
Comentário de Pedro Caribé em 2 julho 2010 às 23:38
só pra acrescentar, este texto se refere a seção Copa do Mundo dos dois portais citados, na página principal dos portais a situação é igual ou pior.

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço