Professor Paulino Cardoso é eleito Presidente da ABPN

O professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, do departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi eleito presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN. A eleição para a nova diretoria e conselho fiscal da instituição, para a gestão 2012-2014, foi realizada nesta quarta-feira (18) durante a realização do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - Copene, na Udesc em Florianópolis.

O cargo de presidente até então era exercido pela professora Zélia Amador de Deus, da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Despeço-me desta gestão muito feliz, pois a ABPN hoje está organizada e tem uma identidade de instituição que abriga os pesquisadores negros e os pesquisadores que estão tratando a questão racial no país. Esta diretoria que assume agora é uma diretoria capaz de levar à frente uma plataforma de luta antirracista”, afirmou a professora.

Durante a Assembleia Geral da ABPN, realizada nesta quinta-feira (19) na Udesc, o presidente eleito da associação agradeceu a confiança dos associados e dos membros da nova diretoria. “Na composição da chapa procuramos levar em consideração a diversidade regional, os tipos de instituições e também de equidade de gênero, de modo a assegurar um número de mulheres correspondente a sua representação na associação”, explicou.

De acordo com Paulino Cardoso, a principal tarefa da gestão eleita será exercer a mediação política entre os pesquisadores e pesquisadoras e as agências de cooperação internacional que impactam sobre a vida dos pesquisadores e pesquisadoras, principalmente nas instituições de ensino superior. “Queremos ampliar nossa atuação para além da área de Ciências Humanas, fortalecendo parcerias com instituições como a Organização Pan-americana de Saúde e Ministério da Saúde, para a implementação do Programa Nacional de Saúde da População Negra”, acrescentou.

A nova diretoria pretende dar continuidade à profícua intervenção com o Ministério da Educação, com foco na efetivação da Lei Federal 10.639/03 e nas diretrizes nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana, além de manter o diálogo com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), colaborando no cumprimento de sua missão institucional de promover, de modo transversal, políticas públicas de promoção de igualdade e desenvolvimento das populações de origem africana no Brasil.

“Também queremos cumprir a agenda dos pesquisadores, que passa por um debate com as agências de fomento à pesquisa no país. Queremos em um primeiro momento discutir com o CNPq a inclusão do quesito cor no currículo lattes e em outros instrumentos de levantamento de informações”, acrescentou o presidente.

Ainda durante a Assembleia Geral da ABPN, foi definido o local para o próximo Copene, que será realizado em 2014 em Belém, no estado do Pará. A organização será da ABPN em parceria com os três Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neabs) do Pará, com apoio de outros Neabs da região Norte. A data ainda será definida, entre os meses de julho e agosto de 2014.

A gestão 2012-2014 eleita tem a seguinte composição:

Presidente: Paulino de Jesus Francisco Cardoso (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)

Primeira Vice-presidente: Jurema Pinto Werneck (ONG CRIOLA - RJ)

Segunda Vice-presidente: Vanicléia Silva Santos (Universidade Federal de Minas gerais - UFMG)

Primeiro Secretário: Roberto Carlos da Silva Borges (CEFET-RJ)

Segunda Secretária: Ana Lúcia Silva Souza (Universidade Federal da Bahia - UFBA)

Primeiro Tesoureiro: Nilo Rosa dos Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS)

Segunda tesoureira: Lucia Regina Brito Pereira (Secretaria de Estado de Educação - RS)

Coordenadores(as) Regionais:

Norte: João Batista de Jesus Felix (Universidade Federal do Tocantins - UFTO)

Nordeste: Wilson Roberto de Mattos (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)

Sul: Georgina Helena Lima Nunes (Universidade Federal de Pelotas - UFPel)

Sudeste: Kassandra da Silva Muniz (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP)

Centro Oeste: Maria Lúcia Muller (Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT)

Exibições: 116

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço