Professora afro-americana visita Bahia para conhecer experiências contra o racismo


Amanhã, 26/03, a partir das 14h, a professora afro-americana, Kimberle Crenshawn, participa de um encontro no CEAO-CEAFRO, Lg. Dois de Julho, para conhecer iniciativas de combate ao racismo na Bahia. Na oportunidade, a professora da Universidade da California em Los Angeles (UCLA) será apresentada aos trabalhos desenvolvidos pelo CEAFRO, Instituto Steve Biko e Instituto Mídia Étnica.

Além de Kimberle, três estudantes da faculdade de direito da UCLA estarão presentes realizando pesquisa de campo; Um vem pesquisando questões relativas aos Jogos Olímpicos, em particular, as preocupações de justiça social comparando Atlanta, Los Angeles e China. Outro estudante que pesquisa sobre os movimento dos direitos civis americanos e o terceiro aluno pesquisa a experiência asiática como um contraste com os negros norte-americanos através de algo chamado "The Model Minority Mito".Todos os três estão interessados em comparar essas histórias com as do Brasil no campo de raça e justiça social.

Kimberle é uma intelectual bastante conceituada no campo dos estudos de raça e etnicidade. Graduada na Cornel University e Havard School of Law, a pesquisadora é também professora da Columbia University e um dos nomes mais importantes da "Teoria Crítica de Raça" nos EUA. É também fundadora do African American Policy Forum, um instituto dedicado a questão racial, justiça, gênero e direitos humanos.

Dentre suas publicações estão: Words that Wound: Critical Race Theory, Assaultive Speech e First Amendment. Seu portifólio inclui também os livros Critical Race Theory: Key Documents That Shaped the Movement (co-edição). Além disso, o trabalho da pesquisadora já foi citado na Harvard Law Review, the National Black Law Journal, the Stanford Law Review, and the Southern California Law Review.

A professora Kimberle esteve no Brasil no último mês de outubro participando do Encontro Brasil-EUA pela Eliminação da Discriminação Racial e agora veio para participar do II Seminário Internacional de Saúde da População Negra que termina amanhã no Othon Palece em Salvador.http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=313

Veja entrevista de Drª.Kimberle no programa de Tavis Simley na PBS:http://www.youtube.com/watch?v=QF43ByWtY7c

O encontro será aberto para pesquisadores, ativistas e demais interessados. Mais informações: Paulo Rogério - Instituto Mídia Étnica (9637-5920) ou Vilma Reis - CEAFRO ( 9994-3749)

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de anita de jesus costa em 27 março 2010 às 10:19
Tua Sakidila Paulo, muito Importante, essa materia, sobre
a visita da Professora Kimberle na CEAFRO....BJS....
Comentário de Paulo Rogério em 26 março 2010 às 13:37
Olá, Samuel e tod@s

Com certeza é preciso cada vez fortalecer nossas redes e fazer a informação circular. Contudo, devo dizer que no caso da visita da professora Kimberle esta acontece em virtude da presença dela no Seminário Internacional de Saúde da População Negra que acontece até hoje...daí, a professora Kimberlé manifestou interesse em conhecer o trabalho do CEAFRO e Biko, por isso resolvemos fazer uma reunião ampliada divulgando nas redes, como é o caso do Correio Nagô. Se fosse algo planejado tenho certeza que iríamos divulgar com mais tempo...Grande abraço!!
Comentário de jose luiz sacramento em 26 março 2010 às 13:08
Essa "estoria" do novimento negro baiano, de sempre manter as informações, e as coisas de interesse da comunidade em poder de poucos é antiga. É a mesma historias das elites brasileira, e não nuda.
José Luiz.
Comentário de Samuel Vida em 26 março 2010 às 8:54
Caro Paulo Rogério, obrigado pela informação. A visita de Dra. Kimberle é significativa e interessante. Fico a lamentar, apenas, a falta de articulação (quero crer, não intencional), que deixa de fora os contatos que atuam no campo jurídico e no espaço de formação jurídica universitária. Tanto o AGANJU, atuante há dez anos na esfera jurídica, como o Programa Direito e Relações Raciais da UFBA, teriam especial interesse em participar da reunião. Ainda bem que o correio nagô possibilitou a circulação da notícia! Quem sabe, noutra oportunidade as coisas acontecem de forma diferente! Espero que o encontro seja produtivo e proveitoso para as entidades escolhidas e para os que dele poderão participar!
Comentário de Paulo Rogério em 26 março 2010 às 7:41
Olá, Marilene. Entre em contato conosco pelo redacao@correionago.com.br
Um abraço!
Comentário de Celso da Silva Cunha Neto em 26 março 2010 às 6:25
Parabéns ao CEAO-CEAFRO pela importante iniciativa, estarei presente certamente.
Abraços a todos, Celso Cunha
http://www.artmajeur.com/celsocunha/
Comentário de margarida s canabrava em 26 março 2010 às 1:04
Quero estar presente neste evento!
Comentário de DAISE ROSAS DA NATIVIDADE em 26 março 2010 às 0:44
Bom saber que a Kim, está no Brasil conhecendo iniciativas que possam embasar as perspectivas propostas para o JASPER, já que ela é um dos elos da sociedade civil norte-americana, para as futuras ações entre Brasil e EUA.
Comentário de marilene miranda gonzaga em 25 março 2010 às 20:56
olá
olha me sinto realizada em fazer parte desta rede(correio nagô).
estão de parabèns acompanho sempre as noticias e fico cada vez mais orgulhosa,só em
saber que existe uma rede como esta interessada nos assuntos e problemas etnicos.aproveito
sou estudante de administração e estou fazendo um trabalho com este tema; midia etnica por isso gostaria do maior número de informações possiveis a respeito.

abraços!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço