Lançado com sucesso na noite do dia 08 deste mês, o projeto 1º Novembro Negro das Cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA começa a ser implementado nesta terça-feira, dia 09/11.
As primeiras ações acontecem nas escolas Antônio Padilha, Joaquim André e Luiz Rodrigues Araujo dos bairros José e Maria e Santa Luzia de Petrolina, nas quais serão debatidas a construção histórica do racismo, os processos de resistência do povo negro no Brasil e a implementação da Lei 10.639/2003.
À noite, a comunidade do José e Maria está convidada para o Cine-debate, que acontecerá na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria. Sempre às 19h, os filmes serão exibidos na seguinte seqüência:
· 09/11 – Filme “Escritores da Liberdade”;
· 10/11 – Filme “Malcon X”;
· 11/11 – Filme “Panteras Negras”.
Sexta-feira, dia 12/11, é dia de ir à igreja. O Novembro Negro participa do culto na Igreja Batista do bairro Quidé, que acontece a partir das 19 horas.
No dia 13/11 a comunidade do Quidé vai ao terreiro. A festa acontece no Ylê Ase Omi Kaiode, a partir das 16 horas. O caruru é por conta da casa.
Também no dia 13/11, o Novembro Negro ganha as ruas do bairro José e Maria, realizando o Cortejo Afro. Saindo da Praça Frei Damião (conhecida como Praça Velha), o cortejo começa às 17:30h e segue em direção à Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria, onde será realizado o Sarau Afro. Tragam seus poemas, músicas, performances e alegria.
Encerrando a programação da 1ª semana do Novembro Negro, domingo, dia 14/11, a comunidade pode participar da intervenção na Igreja Católica Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Quidé, realizada a partir das 19h.
Reunião de articulação do movimento negro das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, mostras artísticas, shows e outras atividades estão programadas para o restante do mês de novembro. Fique de olho no nosso calendário e programe o seu mês.

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô