Representação política das minorias será debatida no Café com Prosa sobre “Eleições e Diversidade”

Pela primeira vez na história da República Brasileira, mais de um século após sua proclamação, uma mulher lidera as pesquisas de intenção de voto e tem chances reais de chegar à Presidência. A candidata do PT, Dilma Rousseff, pode ser a primeira representante do sexo feminino a comandar o País. Apesar de a Lei 12.034/09 prever a reserva de 30% de cotas eleitorais para mulheres, a lista de candidatos aos diversos cargos eletivos tem um percentual inferior a esse, resultado do flagrante desrespeito dos partidos políticos ao dispositivo legal.

Negros, homossexuais e indígenas também têm, historicamente, representações mínimas nas casas legislativas, fato que reflete diretamente na falta de políticas públicas voltadas para esses segmentos da população. O tema “Eleições e Diversidade” estará em pauta na próxima quinta-feira, dia 26 de agosto, às 19 horas, na Sala Irmã Maria Alice, no Prédio Central da Faculdade Social, em Ondina, em mesa-redonda do projeto Café com Prosa. A entrada é franca.

O evento reunirá a representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria Oliveira (foto), o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, e o professor Silvio Benevides, doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia e autor de Na contramão do poder: juventude e movimento estudantil.

A ideia é discutir a importância da diversidade de representações na vida política e as estratégias para garantir a inclusão dessas minorias tanto nos partidos políticos quanto na corrida eleitoral, possibilitando que, por exemplo, os debates e a criação de marcos legais nas casas legislativas contemplem demandas dessas minorias e deem voz a seus representantes.

Mais informações:

>> http://jornalismo-on-line.blogspot.com/2010/08/representacao-politi...

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço