Eleições 2012: representantes da causa negra em sua cidade

Neste domingo, 07 de outubro de 2012, milhões de brasileiros foram às ruas para eleger novos representantes para os cargos de prefeito e vereador. Nós do Portal Correio Nagô queremos dar visibilidade aos políticos ligados à luta do Movimento Negro, que foram eleitos em todo o Brasil. Por isso, convidamos você a construir uma matéria colaborativa, colocando informações sobre estes representantes em sua cidade. 

Começaremos por Salvador, Bahia, onde fica a sede do CORREIO NAGÔ. Na capital baiana, houve uma significativa renovação dos nomes na Câmara de Vereadores. Apesar disso, dos 43 eleitos apenas seis tem algum tipo de atuação junto aos movimentos negros.

Complete a lista abaixo para que possamos conhecer e cobrar de nossos representantes ações em prol da igualdade racial em todo o Brasil.

Segue a lista de Salvador/BA,  suprapartidária e ordenada por número de votos:

 

Tia Eron (PRB) 15.590 votos

Eronildes Vasconcellos Carvalho, a Tia Eron, está no seu terceiro mandato como vereadora de Salvador. Iniciou sua trajetória como educadora infantil, em projetos sociais da Igreja Universal do Reino de Deus. Tia Eron foi eleita pela primeira vez em 2000, depois de oito anos sem a presença de uma mulher na Câmara Municipal de Salvador. Apesar de não ter sido um quadro político dos movimentos negros, Tia Eron vem se aproximando do tema nos últimos anos. Atualmente preside a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara e criadora do Dia Municipal da Mulher Negra.

 

Edvaldo Brito (PTB) 11.966 votos

Advogado tributarista e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia. Único negro a assumir a prefeitura de Salvador, foi indicado pelo governador do Estado, em 1978 (prefeito biônico). Em 2009, foi eleito vice-prefeito da capital, se destacando nas discussões sobre o planejamento do carnaval e na luta pelos direitos das religiões de matriz africana.

 

Suíca (PT) 8.222 votos

Luiz Carlos Suíca é historiador, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Simdilimp) e presidente da Fetralimp. Liderança comunitária, em bairros como Pernambués, atua com grupos culturais e associações sociais. 

 

 Gilmar Santiago (PT) 6.637 votos

É técnico em Segurança do Trabalho e, como funcionário da Embasa, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sindae), do qual foi diretor. Assumiu o primeiro mandato de vereador de Salvador, em 2003. Foi secretário Municipal da Reparação de Salvador, entre 2005 e 2007, e secretário de Governo, entre 2007 e 2008. Em 2009, voltou a ocupar uma cadeira no legislativo da capital.

 

Moisés Rocha (PT) 5.915 votos

Técnico de manutenção da Petrobras há 26 anos, é diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia. Entre 2001 e 2003 foi diretor e coordenador de comunicação da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA) e, de 2003 a 2004, foi coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU). Em 2008, conquistou uma vaga no Legislativo Municipal, com uma atuação próxima aos movimentos culturais, em especial, blocos afro e grupos de samba.

 Sílvio Humberto (PSB) 4.123 votos

Doutor em Economia, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e auditor da Prefeitura de Salvador. É um dos fundadores do Instituto Cultural Steve Biko, organização criada há 20 anos, pioneira na luta pelo acesso de jovens negros às universidades em todo o Brasil. Será o único vereador a usar dreadlocks, um dos traços da estética cultural afro-baiana raros de se ver na política partidária.

E em sua cidade?  Quais foram os políticos negros comprometidos com o tema eleitos? Façam um comentário informando nome, partido e biografia resumida.

Exibições: 1639

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Edevaldo B. Guilherme Neves em 19 novembro 2012 às 22:13

Olá, conheci hoje este Portal e me cadastrei. É uma alegria saber da existência de mais um canal de divulgação das questões do negro. Quero registrar minha eleição ao cargo de Vereador na pequena cidade de Descalvado, localizada na região norte do Estado de São Paulo. Sou reconduzido pela 4ª vez ao parlamento local, acreditando ser fruto do trabalho que desenvolvi na minha comunidade e da luta pela igualdade social e racial. Sou presidente da Associação dos Pensadores Negros de Descalvado - APENDES, membro do Conselho de Particpação e Desenvolvimento da Cominidade Negra de Descalvado, membro do Núcleo Estadual Afrodescente do PMDB paulista. Abraços a todos e muito Axé.

Comentário de Pedro de O. Santos em 10 outubro 2012 às 8:23

Bem, aqui no estado de Sergipe, sendo mais específico, no município de Aracaju, nós não conseguimos eleger candidatos que possam lutar ao lado da população negra no que diz respeito a diminuição dos impactos causado pela estrutura racista a qual nós aqui nos encontramos. Essa é a dura realidade da capital cujo o estado ocupa o oitavo lugar quando se trata de concentração de negr@s. 
Sobretudo, o prefeito eleito para a capital é negro, no entanto o fato de o mesmo deter traços que o posicione como negro, o mesmo (João Alves), está longe de compreender quais as demandas concernentes ao dia-a-dia da negrada aracajuana. O negão, como o atual prefeito é chamado foi eleito pelo legenda partidária DEM, e em suas experiências anteriores como governador, o índice de mortalidade da juventude negra alavancou assim como as contas bancárias das empresas dele. 

Comentário de Miguel Arcanjo dos Santos em 9 outubro 2012 às 10:20

numa cidade como Salvador, que tem 83% de negros, só temos 6 de um grupo de 43... realmente é muito pouco, quase irrisório. Não podemos esperar que esses premiados (sic) resolver os grandes problemas do povo negro desta cidade madrasta, a cidade mais racista do Brasil. Parabens a todos dignamente merecedores dos seus mandatos, porque tem história construida.

Comentário de Instituto Mídia Étnica em 9 outubro 2012 às 8:12

Em Niterói

Cargo: Vereador
Nome para urna: Veronica Lima
Número: 13580
Estado: Rio de Janeiro
Município: Niterói
Partido: Partido dos Trabalhadores - PT
Coligação: É Hora de Mudanca (PT / PSDC)

Informações do grupo Voto Negro e Candidatos Negros 2012

Comentário de Jorge Luiz de Souza Ferreira em 8 outubro 2012 às 17:14

  A Frente Preta 65, Coletivo de Militantes Negros e não Negros, com identificação Etnica ou Cultural, Somos Uma Frente: de Combate ao Racismo, Saude da Mulher, Combate a Intolerancia Religiosa, Plano Nacional de Atenção aos Quilombolas, Movimentos Sociais, o Setor da Pesca com a historica influencia do Negro, Autoestima da População de afrodescendente, aplicação da Lei 10639/03, Divulgação dos Estatutos da Igualdade Racial(União e Estado), COMDESCCON, Clubes de Origem Afrodescendentes,Apoio à Cultura Musical Negra, e suas mais variadas Vertentes, Incentivo à Educação a Cultura Esportes, Mas seremos Vereadores de todos os Riograndinos, e nosso compromisso é de proporcionar melhor qualidade de Vida àos Munícipes; Querido Povo, Somos parte do Contexto, estamos emprestando nossas ações políticas à nossa Ideologia, Acompanhamos a Majoritária da Coligação" Por um Rio Grande do tamanho de nossas Ideias" Capitaneado pelos Srs JULIO MARTINS & PEDRO ENDERLE-Prefeito e Vice Respectivamente. Camisa Listrada é o Sr. Isnard Avila, ao Centro Srª Maria da Graça Amaral, Camiseta Vermelha Sr. Jorge Ferreira.

Comentário de Gel Santos em 8 outubro 2012 às 17:06

A rua é um espaço de sobrevivência, e o povo negro também faz parte dessa paisagem geográfica,  então espero que esses vereadores e vereadoras eleitos, criem  leis para  proibirem  a apreensão  de mercadorias dos trabalhadores de ruas ou seja dos camelos, artistas e outros.  

Comentário de Jorge Luiz de Souza Ferreira em 8 outubro 2012 às 16:26

Comentário de Maria Aparecida Araújo Santos em 8 outubro 2012 às 13:34

Parabéns a todos(as) eleitos(as)

E aí vai um recadinho especial a tia Eron e ao Silvio

Tia Eron, sabemos que é muito desafiador para as mulheres assumir o legislativo e executivo, e principalmente poara nós mulheres negras. Mais nós mulheres já demos prova suficiente que lugar de mulher é em todo lugar, lugar de mulher é onde ela quiser e que democracia prá valer tem que ter mulheres no poder.

Esperamos que você se apoie na plataforma eleitoral  feminista e nas bandeiras de luta de nós mulheres negras .

Siga firme e boa sorte no seu mandato.

A você Silvio Humberto

Sabemos que também não será tão tranquilo usar dreadlocks, pois os esteriótipos que nos é imposto são muito forte e diccriminatório.  Mais continue firme  e reafirmando sua identidade e seu modo de ser , vestir e pentear-se.  E faça a diferença.

Sucesso para tofod e um bom mandato, e que a cada dia se amplie a presença de negros e negras nos espaços de decisões e nos espaços de poder.

Abraços caloroso

Cida Santos ,

Comentário de Valdina Oliveira Pinto em 8 outubro 2012 às 13:13

Parabéns a Silvio Humberto! Vamos em frente. Quero estar viva para no futuro parabenizá-lo como Prefeito.  

Comentário de Priscila Estevão da Cunha em 8 outubro 2012 às 12:38

Estive acompanhando um pouco o processo de eleição, mas dos/as vereadores/as eleitos/as na região metropolitana de João Pessoa/PB, nenhum tem como pauta às questões especificas da população negra. São todos/as muito abrangentes nas principais pautas: saúde, educação, cultura....
Para o segundo turno na capital, o único que assinou um pacto de compromisso com as principais reivindicações da população negra foi o candidato do PT, Luciano Cartaxo (já feito no 1º turno).

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço