Residência Social em Angola: Resumo das Atividades Realizadas na 2ª. Semana - 10 a 16/11/13

Por: Benilda Brito, George Oliveira e Melquiades Pimenta Neto

 

  • 10 e 11/11 – Domingo e 2ª. Feira

Atividades Realizadas: Atividade lúdico-formativa com leituras de histórias infantis com personagens negros e negras (Editora Mazza - Brasil) a partir dos valores civilizatórios africanos: circularidade, ludicidade, memória, corporeidade e musicalidade para 60 crianças e adolescentes de Luanda.

Elaboração de artigo para ENAPEGS: Qualificação Profissional e Emprego: Caracterizando o Nível de Empregabilidade de uma experiência do PNQP do PROMINP

Visita ás comunidades tradicionais das províncias de Kwanza Norte (Dondo e Aldeia Nova -34) e Malange (Pedras Negras – Reino da Rainha N’Jinga M’Bande e Quedas de Calandula).

 

  • 12/11 – 3ª. Feira

Atividades Realizadas:

Estudo e Elaboração de artigo para ENAPEGS

      Reunião de planejamento, avaliação e divulgação das atividades.  

   

  • 13/11 – 4ª. Feira

Atividades Realizadas:

Estudo e Elaboração de artigo para ENAPEGS

Visita à Casa-escola de Ensino profissional Cabile (inaugurada em 2010 com recursos da iniciativa privada brasileira), atende a 140 crianças.

Visita ao Centro Cultural Dr. Antonio Agostinho Neto – em homenagem ao primeiro Presidente de Angola Livre.

Encontro com o embaixador da Venezuela Chucho Garcia e apresentação da futura embaixadora, a Sra. Lurdes.

Visita ao centro de formação profissional Kala- Kala /Formação Profissional.

 

  • 14/11 – 5ª. Feira

        Atividades Realizadas:

Devido às fortes chuvas e engarrafamento em Luanda, a agenda foi suspensa e substituída por atividades na Biblioteca do Instituto Superior Dom Bosco.

Contribuição para o jantar de confraternização semanal da comunidade - Salesianos Dom Bosco com prato típico brasileiro.

  • 15/11 – 6ª. Feira

        Atividades Realizadas:

Reunião na Casa Brasil-Angola com a diretora Tessa Pisconti e a professora e coordenadora pedagógica, Augusta Kanhanga. Foram fornecidas informações sobre o funcionamento da Casa, da biblioteca, acerca da oferta de cursos e em relação a programação das atividades. Logo após tratou-se da organização da palestra: Valores Civilizatórios Afro-brasileiros que será ministrada no dia 20 de novembro - dia nacional da consciência negra no Brasil.

 

Visita à Feira São Paulo

 

  • 16/11 – Sábado

Atividades Realizadas:

Participação na atividade com jovens com trajetórias de rua com exibição do filme sobre SIDA (AIDS), debate com subgrupos sobre a compreensão do filme: Qual a mensagem principal do filme? O que é a SIDA? E quais os modos de prevenção? Prática esportiva e jantar de confraternização organizado por voluntários do Instituto Superior Dom Bosco.

Festa Africana no Jango Veleiro – Ilha de Luanda

 

Sobre a Residência Social: A Residência Social é uma vivência prática que integra a estrutura curricular do Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social - PDGS, com carga horária de 160 horas, estabelecendo-se como condição parcial para obtenção do título de mestre profissional.

 

Sobre os Mestrandos do CIAGS/UFBA - Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social (turma 5) da Universidade Federal da Bahia.

 

MELQUIADES PIMENTA NETO - Técnico de Operações Sênior da Petrobras, Especialista em Desenvolvimento Sustentável – UFP(Portugal) e ULBRA, Especialista em Metodologia –Faculdades Olga Metting e Bacharel em Administração de Empresas – UCSal. Professor convidado da Faculdade Santíssimo Sacramento e da Universidade Petrobras. Coordenador Executivo do PROMINP – FR-BA (2008 – 2012). Tem experiência na área de Educação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho.

 

BENILDA BRITO – Possui graduação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, é pós graduada em Psicopedagogia, Recursos Públicos e Direitos Humanos. Ativista dos Movimentos feminista e Negro desde a década de 80. Coordena o Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras de BH, entidade parceira do Canal Futura - Projeto A Cor da Cultura - implantando a Lei 10639/03 nas escolas. Coordena o Programa de Direitos Humanos do ODARA - Instituto da Mulher Negra. É membro titular do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU MULHER

 

GEORGE OLIVEIRA -  Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Organizações do Terceiro Setor - Centro Universitário Jorge Amado UNIJORGE (2011) e Graduado em Ciências Econômicas - UFBA (2009). Trabalha e tem interesse nas seguintes áreas: planejamento, elaboração, gestão e avaliação de programas e projetos sociais e educacionais, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional; antirracismo; direitos humanos; economia solidária e políticas públicas sociais. Gestor Administrativo do Instituto Steve Biko (Salvador-Bahia).

Exibições: 560

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço