Residência Social em Angola: Resumo das Atividades Realizadas na 3ª. Semana - 17 a 23/11/13

Por: Benilda Brito, George Oliveira e Melquiades Pimenta Neto

 

  • 17/11 – Domingo

Atividades Realizadas: Reunião e almoço com jovens egressos do Programa Estrada da Vida.

Jantar com os angolanos e  proferssores universitários da área de saúde -  Dr. Yona A. Soares e Dr. Luciano Chingui.  

 

  • 18/11 – Segunda-feira

Atividades Realizadas: Visita guiada pela Professora Janine à Universidade Católica Angola (UCAN), seguido de conversa com os professores Nelson Pestana – CEI-UCAN e Manuel Menezes. Visita à biblioteca e conversa com o coordenador Marcos.

 

  • 19/11 – 3ª. Feira

Atividades Realizadas:  Por indicação do prof. João Saveia, visita à Universidade Técnica de Angola – Utanga - campus: Kilamba Kiaxi e Viana guiada pelo decano Ilídio Pascoal, seguida de almoço com o vice-reitor.

   

  • 20/11 – 4ª. Feira – Dia da Consciência Negra - Brasil

Atividades Realizadas: Visita ao Instituto Médio Industrial de Luanda – IMIL (maior escola de ensino médio técnico de Angola): reunião com o Engenheiro Milton Silva – Subdiretor Pedagógico e almoço com a Diretora Philomene Brito.

 Visita ao Ministério da Cultura e reunião com a antropóloga Njungo Kahango.

Palestra: Valores Afro-brasileiros, ministrada por: Benilda Brito, George Oliveira e Melquiades Pimenta Neto na Casa de Cultura Brasil-Angola e Centro de Estudos Embaixador Ovídio de Andrade Melo, inaugurada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva em 2003, a convite da Diretora Tessa Pisconti para um público estimado de sessenta estudantes angolanos.

 

  • 21/11 – 5ª. Feira

        Atividades Realizadas:

Contribuição para o jantar de confraternização semanal da comunidade - Salesianos Dom Bosco com prato típico brasileiro.

Visita à Feira Benfica e reunião de planejamento e avaliação na Casa 200/Grupo Aldeia. Divulgação do relatório semanal no site Correio Nagô.

  • 22/11 – 6ª. Feira

        Atividades Realizadas: Colaboração com as atividades do Centro Dom Bosco (cozinha e marcenaria).

 

  • 23/11 – Sábado

Atividades Realizadas: Algumas atividades canceladas devido às questões políticas nacionais.

Pimenta participou da formação com os volutários da Rua, jovens da comunidade Dom Bosco qeu participam como voluntários dos encontros com os meninos de rua de Angola. Estão divididos em dois grupos: O primeiro grupo realiza trabalho na rua 1º de maio toda quinta-feira e é composto de 7 jovens. o segundo grupo realiza trabalhos aos sábados com os meninos de rua de Palanca e é formado por 14 jovens. 

 

 ======================================================================================

Sobre a Residência Social: A Residência Social é uma vivência prática que integra a estrutura curricular do Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social - PDGS, com carga horária de 160 horas, estabelecendo-se como condição parcial para obtenção do título de mestre profissional.

 

Sobre os Mestrandos do CIAGS/UFBA - Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social (turma 5) da Universidade Federal da Bahia.

 

MELQUIADES PIMENTA NETO - Técnico de Operações Sênior da Petrobras, Especialista em Desenvolvimento Sustentável – UFP(Portugal) e ULBRA, Especialista em Metodologia –Faculdades Olga Metting e Bacharel em Administração de Empresas – UCSal. Professor convidado da Faculdade Santíssimo Sacramento e da Universidade Petrobras. Coordenador Executivo do PROMINP – FR-BA (2008 – 2012). Tem experiência na área de Educação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho.

 

BENILDA BRITO – Possui graduação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, é pós graduada em Psicopedagogia, Recursos Públicos e Direitos Humanos. Ativista dos Movimentos feminista e Negro desde a década de 80. Coordena o Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras de BH, entidade parceira do Canal Futura - Projeto A Cor da Cultura - implantando a Lei 10639/03 nas escolas. Coordena o Programa de Direitos Humanos do ODARA - Instituto da Mulher Negra. É membro titular do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU MULHER

 

GEORGE OLIVEIRA -  Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Organizações do Terceiro Setor - Centro Universitário Jorge Amado UNIJORGE (2011) e Graduado em Ciências Econômicas - UFBA (2009). Trabalha e tem interesse nas seguintes áreas: planejamento, elaboração, gestão e avaliação de programas e projetos sociais e educacionais, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional; antirracismo; direitos humanos; economia solidária e políticas públicas sociais. Gestor Administrativo do Instituto Steve Biko (Salvador-Bahia).

Exibições: 844

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço