Revolta dos Búzios no Livro dos “Heróis da Pátria”

Projeto de Lei de autoria do deputado Luiz Alberto (PT) foi sancionado pela presidenta Dilma


Agora é Lei! O nome dos heróis da Revolta dos Búzios, ícones da história da Bahia, está inscrito no Livro dos “Heróis da Pátria”. Sancionado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no último dia 04 de março, o Projeto de Lei (PL) 5819/2009, é de autoria do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), baiano de Maragojipe, região do Recôncavo.

 

“A luta dos que sonhavam com uma república de igualdade e com o fim da escravidão, no século 18, em Salvador, inspirados pela Revolução Francesa, recebe, com esta sanção da presidenta Dilma, uma demonstração de reconhecimento da sua importância para a nação.Esta Lei é mais uma vitória para o povo negro”, declarou o deputado Luiz Alberto.

 

O parlamentar lembrou ainda que o PL foi uma sugestão do Grupo Cultural Olodum, que também trava uma forte batalha contra as desigualdades históricas. João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luis das Virgens, os jovens guerreiros da Revolta dos Búzios, Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana – como também é conhecida -, escreveram importante capítulo da história do povo baiano e agora, oficialmente, também são os heróis da Pátria, cujos nomes versam no livro que está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília.

 

Wilson Lima

Publicado em  CEPESAfro das Américas - Centro de Estudos e Pesquisas Afro

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Keila Souza da Costa em 11 março 2011 às 0:19
Excelente! Parabéns ao deputado federal Luiz Alberto por essa conquista!!!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço