Secretaria inaugura a 8ª edição do Observatório da Discriminação

Distribuídos em pontos estratégicos dos três circuitos do Carnaval 2013, já estão nas ruas 280 agentes da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) que fazem parte da 8ª edição do Observatório da Discriminação Racial, Violência contra a Mulher e LGBT, lançada no início da noite desta quinta-feira (7) pelo prefeito ACM Neto e pela secretária Ivete Sacramento.
Durante a cerimônia, realizada em um dos postos do Observatório, na Ladeira de São Bento, o prefeito destacou a importância do projeto. "Salvador é a capital da diversidade e nada é mais importante numa cidade como a nossa que a garantia da igualdade. O Observatório cumpre com o seu papel nesta luta, não somente para que se acabe com o preconceito racial, mas também com qualquer tipo de discriminação e desrespeito aos cidadãos de Salvador", afirmou.
Este ano, além da atuação nas ruas, três dos 280 observadores capacitados trabalharão na Central de Operações do Carnaval (COC), que funciona no prédio da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), em Ondina. De lá, os agentes também poderão observar, 24 horas por dia, por meio do sistema de videomonitoramento, possíveis atos discriminatórios. 
 
Informação - Para Ivete Sacramento, gestora da Semur, o Observatório é também um instrumento de informação. "A discriminação, seja ela de qualquer tipo, só poderá ser combatida com informação e é isso que o Observatório consegue trazer. Com os dados levantados em campo por esses observadores, todos cuidadosamente treinados para o trabalho, nós poderemos, cada vez mais, levar informações às pessoas e, por outro lado, criar políticas eficientes de combate ao preconceito", disse.
O Observatório conta com uma unidade fixa na Estação da Lapa, com atuação durante todo o ano. Durante o Carnaval, além do posto localizado na ladeira de São Bento, esta 8ª edição do Observatório conta com mais dois postos, sendo um em Ondina e outro no Pelourinho.

Parceiros: UNICEF, UNFPA, Sintepav, Polícia Militar, NAFRO, Grupo Aldeia, Site Dois Terços, Faculdade Social, Prohomo, Cepaia, PNUD, Salvador Card, Ministério Público, Conselho Municipal das Comunidade Negra (CMCN), Superintendência de Política para as Mulheres (SPM), Força Sindical, Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH),  Superintendência de Política para as Mulheres - BA(SPM) e Defensoria Pública, Sindseps, Shopping Piedade, Shopping Lapa, Shopping Barra, Associação Protetora dos Desvalidos, Fórum Baiano LGBT, LesbiBahia.

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço