Seminário Internacional sobre Quilombos é realizado em Salvador

Seminário Internacional sobre Quilombos é realizado em Salvador

Atividade encerra as celebrações pelo mês da Consciência Negra e reúne, em Salvador, representantes do Brasil, Colômbia, Equador, Caribe e Panamá, para discutir os direitos das comunidades afro-ruais. O seminário acontece entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro.

Encerrando as atividades do mês da Consciência Negra, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR lança, em Salvador, o projeto “Quilombos das Américas: articulação de comunidades afro rurais”, que tem o objetivo de atingir negros que têm convivido historicamente com uma situação de extrema exclusão socioeconômica. O lançamento acontece no dia 30 de novembro, às 17h, no Teatro da antiga Faculdade de Medicina, Terreiro de Jesus, Pelourinho.

Durante os três dias de atividades, representantes do Brasil, Equador, Colômbia, Caribe e Panamá estarão reunidos para discutir programas que garantam aos quilombolas acesso à educação e saúde, mas também a preservação do riquíssimo acervo cultural por eles construído e as identidades desses povos. Criando uma rede de políticas públicas, tendo em vista a promoção da soberania alimentar e a ampliação do acesso aos direitos econômicos, sociais e culturais.

O Projeto Quiombo das Américas tem como referência a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Declaração de Durban e o Plano de Ação da III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, Durban, de 2001; os instrumentos que balizam a efetivação dos direitos territoriais das comunidades afro-rurais em seus países; o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PDHESC); a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil (LOSAN), e os Objetivos do Milênio, estabelecidos na Declaração do Milênio das Nações Unidas.

A abertura do Seminário ocorre no dia 30 de novembro, na antiga faculdade de Medicina.Os painéis e debates acontecerão nos dias 1º e 2 de dezembro, no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions, sito à Praça Stella Maris, 200, Stella Maris.

Informações – Maíra Azevedo

Drt-Ba 2743

71 9919-4468

Exibições: 65

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço