Sepromi: Movimento de Mulheres envia carta ao governador indicando Valdecir Nascimento

Exmo.sr. Jaques Wagner
Governador do Estado da Bahia
Salvador/BA


Excelentíssimo Senhor Governador,

Historicamente a luta das mulheres avança desde o ambiente familiar até as Convenções Globais. Na Bahia, tivemos a oportunidade de construir participativamente avanços a partir da atuação da SEPROMI, cuja prática, apesar de todas as limitações orçamentárias e de pessoal, tornou-se referência nacional ao ponto da nossa Secretária Luiza Bairros, ter sido alçada ao cargo de Ministra da SEPPIR.

A Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia, no período de 2008 a 2010, definiu, através da Superintendente de Políticas para Mulheres, Valdecir Nascimento, importantes ações para o desenvolvimento de programas e atividades voltados para a implementação de políticas de promoção de eqüidade para as mulheres do estado. O trabalho baseado na prevenção e enfrentamento da violência; na promoção de políticas afirmativas para as mulheres na saúde, educação, trabalho, participação política e a articulação institucional buscou a transversalidade das ações como única forma possível de garantir a incorporação da melhoria da vida das mulheres em todas as dimensões da sociedade.

Ao assumir a Superintendência de Políticas para as Mulheres, Valdecir Nascimento, foi uma incansável gestora de políticas públicas e representante das lutas das Mulheres, dos Movimentos Negros, dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura familiar e das Organizações da Sociedade Civil. O trabalho realizado por Valdecir Nascimento foi reconhecido e aplaudido pela ex-ministra Nilcéa Freire, que além de adotar o programa local de Enfrentamento da Violência como modelo a ser replicado em outros estados brasileiros, elegeu a Bahia, por conta da qualidade do trabalhado aqui desenvolvido, para apresentar o relatório de final de gestão da SPM/PR. Na oportunidade, mulheres usuárias dos serviços, gestoras da capital e interior, bem como, de vários estados do país, ovacionaram Valdecir em reconhecimento, admiração e apoio ao seu fazer público, fruto do diálogo democrático e propositivo.

Valdecir Nascimento foi formada nas lutas democráticas e libertárias dos movimentos negro e de mulheres negras e tem mostrado ao longo de sua vida seu comprometimento com o combate ao racismo, sexismo e a promoção da igualdade social em nossa sociedade. Tal experiência lhe capacita a compreender que a pobreza em nosso país tem sexo e cor, ou seja, determinados grupos sociais, como mulheres, negros e indígenas, são mais vulneráveis e necessitam de políticas públicas diferenciadas para superar a situação de exclusão e marginalização em que se encontram.

Nesse sentido, gostaríamos de solicitar a Vossa Excelência atenção as nossas demandas, no que se refere a otimizar o trabalho que já vem sendo feito pela SEPROMI, através da indicação do nome da companheira Valdecir Nascimento, que pensamos ser o mais indicado para dar seguimento ao projeto iniciado, alinhando-o à gestão da SEPPIR e da SPM no âmbito do governo federal e aprofundando as ações pautadas pelo movimento negro e de mulheres do estado da Bahia.

Temos certeza de que Valdecir Nascimento reúne todas as qualidades para assumir a SEPROMI e continuar executando o importante trabalho da secretaria para a promoção da igualdade no estado da Bahia.

Desta forma, nós abaixo assinantes, confirmamos a solicitação de que Valdecir Nascimento seja o nome que representará nossas demandas na atual gestão estadual enquanto Secretária de Promoção da Igualdade, ficamos confiantes no apoio a atendimento ao nosso pleito, ao mesmo tempo em que desejamos mais uma gestão de realizações sustentáveis de igual importância para o Estado e para o País.
Atenciosamente,

Assinaturas:

Denize de Almeida Ribeiro - professora UFRB/ militante do Movimento de Mulheres Negras - BA
Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha (Valda Aroucha) - Coordenadora da AGENDHA
Vilma Reis - Profa. Sociologia, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias UNEB (CAMPUS SEABRA),Coordenação Colegiada do Programa CEAFRO.
Céres Santos - Coordenadora do CEAFRO/UFBA
Claudia Pons Cardoso - Professora assistente UNEB
Eide Paiva – Conselheira da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos das Lésbicas e Bissexuais do Conselho Municipal de Direito da Mulher de Conceição do Coité
Emanuelle Goes - Expressão Feminista / Molimnbra (Movimento de Mulheres Negras)
Raimunda Oliveira – Presidenta Centro de Estudos Teológicos Feminista do Norte e Nordeste do Brasil
Rosangela Costa Araújo - Professora Adjunta/UFBA
Karine de Souza Oliveira Santana, médica veterinária / Molimnbra (Movimento de Mulheres Negras)
Suely Souza Santos

INSTITUIÇÕES QUE APÓIAM E ASSINAM

FÓRUM DE MULHERES DE LAURO DE FREITAS

AMMIGA- ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE ITINGA

LILÁS - LIGA DE LÉSBICAS DE LAURO DE FREITAS

Exibições: 137

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Rosangela Aparecida da Silva em 7 setembro 2012 às 21:01

Bem gostaria de apresentar a minha perplexidade, diante  da apresentação de um quadro, que aparece no zorra total na rede globo de televisão, onde há uma personagem negra chamada Adelaide que vem no metrô,pedindo 0,50 centavos.E um detalhe ,esse metrô onde essa personagem negra aparece  é conduzido, por uma personagem caricato da presidente da república Dilma Roussef.Essa personagem Adelaide é uma verdadeira  expressão RACISTA por parte da rede globo de televisão, pois a mulher negra  nesse quadro é extremamente desrespeitada, ridicularizada e descaracterizada diante da sociedade brasileira.Será que é essa a liberdade de expressão da mídia brasileira pregada pelo atua governo? Onde desrespeita explicitamente a mulher negra, para quem quiser ver ?Logo esse governo, q colocou nos currículos escolares, toda a  valorização do afrodescendente, onde o professor trabalho com  dignidade toda a valorização do afrodescendente e aí  mídia vem e desfaz, destroem todo o trabalho de conscientização dada pelo professor? Tá na hora desse quadro sair do ar !!!!1 

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço