Spike Lee está no Brasil para gravar documentário


Um dos maiores cineastas do mundo, o afro-americano Spike Lee, está no Brasil desde a última terça-feira, 24, para filmar com personalidades brasileiras. A idéia é que os depoimentos façam parte do documentário Go, Brazil, Go! com previsão de ser lançado antes da Copa do Mundo em 2014.

Para capturar o sentimento dos brasileiros sobre a emergência do Brasil como potência mundial, o diretor vai entrevistar a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidentes Lula e FHC, além de músicos como Criolo, Gilberto Gil,  Jorge Ben e o jogador Pelé. 


Para abordar a questão racial brasileira, tem no qual ele é o maior especialista no cinema, o diretor  tem na sua agenda entrevistas com o deputado Luiz Alberto, o senador Paulo Paim (PT/RS) e a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros. O primeiro entrevistado, assim que chegou em São Paulo, foi o cartunista Mauricio Pestana que é também publisher da Revista Raça, única publicação brasileira dedicada a comunidade negra.


O deputado federal, Luiz Alberto, um dos poucos representantes negros no Congresso, comentou o assunto por meio de release enviado por assessoria “É um enorme prazer poder contribuir com o trabalho deste grande produtor do cinema afro-americano, ele que trabalha nas telas do cinema com coisas que são tão reais e próximas à nossa luta, a questão racial. Espero ajudar na repercussão do debate sobre as desigualdades raciais”.


Já o cantor Criolo, publicou uma foto no  na rede social com o cineasta onde afirma que ficou emocionado com o encontro. "tive a honra de ser um dos entrevistados e conhece-lo pessoalmente. Sem palavras, grande mestre!", disse o Rapper paulista.

Spike Lee deve filmar nesta quarta, 25, as manifestações em favor de uma decisão favorável do STF em relação as políticas de ações afirmativas nas universidades. A ONG paulista EDUCAFRO, coordenada pelo Frei David, fretou três ônibus para levar os estudantes para o evento em Brasília, onde organiza também um culto ecumênico. 

Essa não é a primeira vez que Lee vem ao Brasil. Ele já esteve no Rio e em Salvador quando filmou o clipe "They Don't Care About Us", de Michael Jackson, com o grupo afro Olodum. O cineasta já foi candidato ao Oscar de melhor diretor por "Faça a Coisa Certa" (1989) e pelo documentário "4 Little Girls" (1997) e é aclamado pelo filme Malcom X, que é considerado o melhor filme em Hollywood que aborda o tema do racismo nos EUA.


Redação CORREIO NAGÔ, com informações de assessorias

Exibições: 209

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço