Informação do seu jeito
ARRASTÃO REUNIRÁ BEMBA E TAMBORES DO BATE FACHO
NA FESTA DO RIO VERMELHO
A música Bemba e o samba-reggae terão presença garantida no Presente de Yemanjá, festa popular que acontecerá no Rio Vermelho, próxima quinta-feira, 02 de fevereiro. A dupla Russopassapusso e Fael 1°, músicos do Bemba Trio, farão um animado arrastão musical com o Grupo Bate Facho, banda percussiva formada por jovens da comunidade do Bate Facho, e comandada pelo percussionista Wilton Batata.
Criado em 2002, na comunidade do Bate-facho (localizada entre os bairros da Boca do Rio e Imbuí), o projeto de arte educação foi encabeçado pela ONG “Toda Arte é Válida”, tendo com um dos fundadores o músico Wilton Batata. Além das aulas de percussão para os jovens, Batata, atualmente, integra os três principais destaques da cena musical baiana: Baiana System, Orquestra Rumpillezz e Juliana Ribeiro.
AÇÃO SOCIAL - O projeto atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atraindo-os a partir da experiência de percussionistas bem sucedidos, exibindo assim uma referência positiva para estes jovens, além de educá-los por meio da música. A inspiração vem do movimento de transformações social proporcionado pelo samba reggae e a atuação dos blocos afro nas comunidades pobres de Salvador.
A comunidade do Bate-Facho era uma fazenda indígena, onde os primeiros moradores tinham uma estratégia bastante criativa para driblar a falta de luz elétrica: "batiam facho”, ou seja, acendiam um "facho" de grama seca para iluminar o bairro. Dando origem ao nome da comunidade. Esta história de resistência ainda inspira o grupo percussivo.
BEMBA TRIO - Os artistas Russopassapusso e Fael 1° têm produzido e participado da legitimação na Bahia da Cultura Sound System, de referência jamaicana, em Festas de Largo, Carnaval e na cena musical alternativa da capital. Além da parceria com o grupo Bate Facho, de Wilton Batata, os Bembas estão envolvidos em ações sociais e integram projetos musicais bem-sucedidos e de visibilidade internacional: Russopassapusso é o vocalista do coletivo Baiana System e Fael 1°, além de grafiteiro,integra os vocais do Sistema de Som Ministério Público.
Os músicos reúnem ritmos e hits da música baiana e internacional como o samba reggae, samba chula, pagode, axé, funk e etc, com as batidas dançantes jamaicanas de reggae, ragga, dancehall , miami biss, além de um trabalho autoral com letras bem elaboradas a partir do canto falado e do cotidiano da nossa cidade. Os artistas têm animado a noite soteropolitana por meio de festas promovidas no bairro do Rio Vermelho. Todos os sábados, de fevereiro e março, o público poderá conferir o som do grupo no Sunhine Bar (Antigo Idearium). No encontro do dia 02 de fevereiro, o Grupo Bate Facho e a dupla Fael 1º e Russo Passapusso pretendem misturar ao ritmo do samba reggae releituras das músicas que fizeram sucesso na Bahia ao som dos tambores, aliados às letras de conscientização social e política.
INFORMAÇÕES: 71 9222 6183 (Garanta sua camisa).
REALIZAÇÃO: PRONTO! COMUNICAÇÃO E CULTURA
Comentar
Isso faz parte do povo baiano, bantu, e todos, q tem fé,
axe..MAE KAIALA.
Oi mauro Batista Rodrigues!
Sei que uma andorinha so nao faz verao.Mas assuma sua postura sozinho e imoponha respeito ,procurando cada vez mais se aprofundar em busca de nossas raizes e lute em busca de sua identidade,em quqlquer lugar do mundo nao so em Recife que se o qunto o racismo ainda impera muito forte e procura resistir.Aqui recebemos o reflexo ,nao so de Recife mas de tod o Brasil,Aqui ainda e muiiiiiiiito forte mas NOS enfrentamos.
"Estou gostando de ver a NEGRADA esta crescendo com forca coragem e acreditando em NOS mesmos chegaremos LA" Falta um pouco disso aqui em Recife.
Estou gostando de ver a NEGRADA esta crescendo com forca coragem e acreditando em NOS mesmos chegaremos LA.
Verdade! Me atrapalhei rsrsrs...
Olá, Jane, a camisa do arrastão é gratuita e será distribuída para parceiros (contato: 9222-6183).
Já a festa que Glória Tavares se refere, que custa R$30,00, é a "Yemanjá é Black". Confira:
http://correionago.ning.com/profiles/blogs/yemanja-e-black-moda-est...
Tel 92226183 - R$ 30,00
Já peguei a minha camisa!!!!!
Adoro esse tipo de manifestação, com certeza estarei lá!!!!!!!!!!!!!!
© 2019 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô