
Vamos assumir nossa religião: sou de Candomblé. E você?
Nesta terça-feira, dia 15 de novembro, a partir das 14 horas, os terreiros das religiões de matriz africana do Engenho Velho da Federação, em Salvador, realizam a VII Caminhada contra a violência,a intolerância religiosa e pela paz. O ponto de encontro será no final de linha do bairro, na Praça Mãe Runhó. Com o tema "Sou de Candomblé. E você?", a atividade defende o respeito à liberdade de crença que está prevista na Constituição Federal.
Um dos bairros de Salvador onde a identidade negra é uma das suas principais características, o Engenho Velho da Federação reúne terreiros de variadas vertentes das religiões afro como candomblé, umbanda e culto aos caboclos. A primeira caminhada aconteceu em 2004 como repúdio aos ataques que esses templos vinham sofrendo de representantes de confissões evangélicas.
Além de líderes das religiões afro-brasileiras, a caminhada reúne diferentes organizações da sociedade civil que atuam no combate às desigualdades sociais e simpatizantes da causa.
Serviço:
O quê: VII Caminhada contra a violência,a intolerância religiosa e pela paz
Quando: 15 de Novembro de 2011 (terça-feira) às 14 horas
Onde: Saída da Praça Mãe Ruinhó (Final de linha do Engenho Velho da Federal)
O artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura juridicamente a liberdade do manifesto a religião, inclusive por meio dos ritos, entretanto, cotidianamente esse direito é violado.
Quem de nós não conhece alguém que é de candomblé, e por coação , medo , vergonha não assume a religião diante de um publico que não seja seus pares?...
A postura de negação ao candomblé esta intrinsecamente atrelada a negação da liberdade de crença e à do culto, fato comumente encontrado no mercado de trabalho , na escola, ou em outros espaços sociais que a maioria seja de outra religião.
Lance um olhar critico frente à Intolerância Religiosa interseccionando com o racismo, você p
oderá constatar que aqui no Brasil, em especifico Salvador, a atitude da não aceitação ao candomblé é fruto do racismo que afim de inferiorizar a espiritualidade de matriz africana atrela-a à ações demoníacas .
A Intolerância religiosa mascara resultados de pesquisas estatísticas, a exemplo de dados atuais que apontam o Sul com um índice maior de pessoas com religião de matriz africana que a Bahia. Esses dados não traduz nossa realidade, portanto a VII Caminhada Contra Violência , a Intolerância Religiosa e pela Paz, traz o tema : Vamos assumir nossa religião: Sou de Candomblé , e você?
Uma campanha para que a pessoa assuma a religião que possui e respeite a do outro. O mundo clama pela PAZ. A intolerância é um instrumento de violação da Paz.
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô