Informação do seu jeito
O lateral esquerdo Roberto Carlos sofreu novamente um ato racista no campeonato russo, nesta quarta-feira.
Nos minutos finais da vitória da sua equipe, o Anzhi, sobre o Krylia Sovetov, em Samara, por 3 a 0, um torcedor atirou uma banana em campo, perto do ex-jogador da seleção brasileira.
Imediatamente, Roberto Carlos deixou o campo do Estádio Metallurg, mesmo com o Anzhi já tendo feito as três substituições permitidas à equipe.
"Estou indignado com o comportamento do torcedor que ofendeu não apenas a mim, mas a todos os jogadores presentes. E não apenas os jogadores, mas todo o futebol russo", disse Roberto Carlos ao "Sport-Express", em entrevista reproduzida pelo site "Sports.ru".
No mesmo campeonato russo, na segunda rodada, na derrota para o Zenit, um torcedor também teve atitude semelhante, ao oferecer uma banana a Roberto Carlos enquanto era feita a cerimônia de abertura do jogo, próxima à arquibancada.
O time de Roberto Carlos, quarto colocado na competição, também conta com o atacante Diego Tardelli e o zagueiro João Carlos.
"Vencemos, mas infelizmente tivemos esse problema com o Roberto Carlos no fim da partida. Jogaram uma banana nele e ele deixou o gramado bastante chateado com isso. Na Rússia isso está virando rotina, as autoridades têm que tomar atitudes mais severas com relação a esse racismo", disse o zagueiro brasileiro.
"Essa coisas nos causam indignação, e não podemos ser indiferentes a elas", afirmou o técnico do Anzhi, Gadzhi Gadzhiev.
A Rússia foi escolhida, no ano passado, como sede da Copa do Mundo de 2018.
"Roberto Carlos é um dos mais importantes nomes que já chegaram à Rússia para elevar o nível do campeonato e do interesse do público. Ele foi ofendido de uma forma absolutamente descarada. A punição será a mais severa possível", disse Sergey Fursenko, presidente da associação russa de futebol, de acordo com a "Sovetsky Sport".
Fonte> http://www1.folha.uol.com.br/esporte/933601-torcedor-joga-banana-em....
Comentar
Bravo nobre Sérgio Guedes, não tenho conhecimento político algum para desencadear uma discussão sobre o projeto que você considera demagógico. Mas, confesso que não tinha lido por essa ótica de que, essas expressões nunca se refere a nós Negro pelo viés pejorativo, e sim tratando-se de objetos. Não pensei ainda desta forma porque os meus ouvidos sentem antes de tudo um repulsar de palavra empregada na fala de quem fala e como fala. Portanto, espero que possamos compreender assim como você externou, mas, ainda sinto uma dificuldade enorme, quando penso no exercício que já se realizou para que evitemos a utilização dessas expressões em nossos diálogos, bate papos, debates, discursos etc.
Desejo mesmo é vê, se podemos construir algo que possa chamar ao engajamento dos nossos Negros que ascenderam e não se expressão sobre as questões do sistema racista, e nem de outros tantos problemas criados contra nós, mesmo tendo-os os canais da mídia a disposição de muitos deles. Com certeza se isso já fosse uma praxe, RC não teria dúvida a respeito da postura que deveria tomar, e não a de sai do seu lugar de desempenho profissional, por conta das ações racistas que sofreu. Alerta Irm@s Negr@s, somos descendentes de africanos, isso é real.
PORRA SERÁ QUE ESSA GALERA QUE FAZ ALGUNS COMENTÁRIOS EQUIVOCADOS NÃO SABEM QUE A PALAVRA DENEGRIR É RACISTA .OU MELHOR DENEGRIR SIGNIFICA TORNAR SE NEGRO
Gratí
ssimo ao Sr Walter R. Pinheiro por compartilhar conosco reflexões de tal valor e pertinência.
Eu espero que a minha visão com relação a este tipo de atitude, não seja mal interpretada por homens e mulheres Negras e Negros deste nosso País, que acredita ou pensa que, esse tipo de comportamento dos racistas só acontece com os outros Negros e não com Nós Negros e Negras Brasileiras. Acredito ter muito para expressar sobre esta questão, lamentável é não poder ou não ter oportunidade de conversar ou dialogar com pessoas Negras como os nossos jogadores de futebol, que por incrível que pareça, passam por essas experiências, e discorrem sobre o assunto, da maneira que o zagueiro João Carlos fez; "Vencemos, mas infelizmente tivemos esse problema com o Roberto Carlos no fim da partida.". Meu caro, a questão não é que tivemos esse problema com o Roberto Carlos, esse problema é com todos Nós Negros e Negras brasileiros, não esperemos que o ato do Racismo bata a sua porta de casa, enfrente-o eles entra na sua casa por diversas vias, fique atento, alerta, é preciso termos consciência e atitude, se não, ficaremos sempre a margem das realizações como coadjuvante, quando na realidade somos os grandes astros desta dramaturgia que é a nossa Vida. Nós os Negros e Negras deste País, precisamos ter coragem para lutar contra todo este tipo de ação racista e agir com o jeito de raciocinar dos nossos antepassados e dos nos ancestrais. Se você pensa que vai deixar de ser Negro porque simplesmente passou a ganhar dinheiro diferenciadamente com relação a maiorias dos outros Negros, se enganou meu Irmão, poderemos ser PHD em várias vertentes do conhecimento, o fato de sermos Negros nunca vai ser visto como pessoas capacitadas e normais, pelos racistas e seus sistemas políticos segregacionista. Se você não se Tocar, só tenho a lamentar. É difícil, vermos Negros como: Milton Nascimento, Djavan, Emílio Santiago, Luiz Melodia, Agnaldo Timóteo, Ângela Maria, Martinho da Villa, Pelé, Gilberto Gil, o atual Ministro dos Esportes Orlando Silva, e tantos outros, não se juntarem aos políticos como Paulo Paim e Luiz Alberto, para denunciarem e debaterem sobre a prática do racismo social e institucional e a favor das ações de reparações e do estaturo da igualdade racial, fico pensando que esse sem número de Negros e Negras bem sucedidos financeiramente, pensam que serão olhados como não Negros neste País, não importa o lugar que você esteja podendo residir, a realidade das periferias brasileira é o centro da nossa origem de descendentes de africanos, que depois de laborar muito e promover riquezas de todas as fontes deste País, nada de útil pode desfrutar em respeito a toda essa luta e desempenho para o desenvolvimento econômico deste Brasil.
Se ligue Negros e Negras, falem, denunciem, protestem, lutem para um Brasil igualitário e prospero para todos, e não tranque-se na sua redoma acreditando que os atos de racismo não vai lhe alcançar por que você passou a ter um ganho financeiro diferenciado da maioria dos seus irmão Negros
© 2021 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô