Soldados malineses ea caminho de Tombuctu
AFP-Fred Dufour

Tropas malinesas e francesas entraram esta segunda-feira à tarde na mítica cidade de Tombuctu (norte do Mali), que, agora controlam totalmente, informaram fontes coincidentes à AFP.

"O exército malinês e o exército francês controlam totalmente a cidade de Tombuctu. Tudo está sob controle", afirmou um coronel do exército malinense que pediu para manter sua identidade preservada.

Esta informação foi confirmada em Bamaco pelo prefeito de Tombuctu, Halley Ousmane, que declarou que sua cidade acabara "de cair nas mãos dos franceses e dos malinenses".

Soldados franceses e malinenses conseguiram tomar, na noite de domingo, o

Manuscritos são expostos na biblioteca de Tombuctu
AFP-Evan Schneider

aeroporto e os principais acessos da cidade antes de entrar nela.

Os militares fizeram uma manobra conjunta, terrestre e aérea, com lançamento de paraquedistas, para tomar o controle dos acessos a Tombuctu, uma cidade importante do Islã na África subsaariana, situada 900 km a nordeste de Bamaco.

Mas antes da chegada dos exércitos, os islamitas destruíram preciosos manuscritos mantidos há séculos nesta cidade que está na lista do patrimônio mundial da humanidade, segundo testemunhas.

O prefeito de Tombuctu também destacou a morte de um morador, "queimado vivo" pelos islamitas por gritar "Viva a França".

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço