TVE Bahia: novo programa abre espaço para diálogo interreligioso

Liberdade Religiosa estreou no último domingo (19) e promoveu encontro entre autoridades religiosas

 


No dia 19/12, às 9 horas, estreou na TVE Bahia o programa semanal Liberdade Religiosa. A nova atração tem por objetivo promover o encontro entre autoridades religiosas para discutir a importância e função da religião, a responsabilidade civil dos religiosos, a solidariedade humana, o diálogo entre os diferentes credos, o sentido da vida e o conceito do amor. O programa conta com a participação de Mãe Cecília Soares, do Terreiro Ilê Axé Maroketu (Candomblé); André Luiz Peixinho, presidente da Federação Espírita da Bahia (Espiritismo); Padre Manuel Filho (Igreja Católica Apostólica Romana) e Pastor Djalma Torres (Igreja Batista Nazaré).


Além desses, outros convidados participam de edições específicas, como o rabino Arie Oliszewski da Sociedade Israelita da Bahia, no programa sobre “A Importância da Religião”; o sheikh Abdul Ahmad, presidente do Centro Islâmico da Bahia, na edição sobre o conceito do “Amor”; e o sacerdote afro Wiler Cosme, que deu sua contribuição no programa sobre o tema “Compromisso Religioso”. A preletora Jamira Nery Ferreira (Seicho-No-Ie) participa do programa com o tema “O Sentido da Vida” e o Reverendo Bruno Almeida, da Igreja Anglicana, participa da edição sobre o tema “O Diálogo”.


Novo espaço - O diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro, destaca que a televisão pública deve abrir espaço para abrigar a diversidade de pensamentos religiosos. “O Brasil e a Bahia têm um povo extremamente religioso e a TV pública tem de abrir espaço para a religiosidade se expressar. Com o programa, queremos que o domingo na TV pública tenha também esse foco na religião, na reflexão sobre a vida e na convivência entre as pessoas”, completa.


O programa Liberdade Religiosa baseia-se no parâmetro filosófico de que a relação de cada ser humano com o divino é realizada com igual importância por todas religiões. “Trazer essas representatividades religiosas da sociedade para o programa responde ao conceito de ter fé no homem e fé na vida com respeito pela diferença de crença de cada pessoa”, conceitua o diretor geral do Irdeb. O programa pretende destacar os pontos de intersecção do pensamento explanado por cada liderança religiosa diante dos temas propostos.


O diretor do programa, Walter Silveira, ressalta que a TVE Bahia, com a realização do Liberdade Religiosa, deu mais um passo no respeito à diversidade cultural e religiosa por colocar representantes religiosos na mesma sala para tratar de assuntos importantes para toda sociedade. A jornalista Cleidiana Ramos, consultora e pesquisadora de conteúdo do programa, destaca que o desafio foi ter conseguido elaborar um programa televisivo que não faz pregação religiosa, e sim agrega o conceito do diálogo entre as religiões para contribuir para a consolidação da cultura da paz.


Líderes religiosos - As lideranças religiosas que participaram do novo programa da TVE Bahia aprovaram a iniciativa dessa natureza na televisão pública. Para o presidente da Federação Espírita da Bahia, o Liberdade Religiosa tem grande valor social e cultural e é um espaço necessário para que se exerça a cidadania no âmbito da integração religiosa. Já o padre Manuel Filho destaca o caráter vanguardista da iniciativa da TVE Bahia. “Essa é a primeira experiência desse tipo no Brasil, pelo menos no campo público, o que torna o programa um fato histórico só pela experiência em si de se estar junto com irmãos que professam credos diferentes e se colocam em comunhão para conversar”, ressalta.


O sheikh Abdul Ahmad salienta que o programa é positivo porque colabora para os esforços de elevar espiritualmente o mundo. “É possível essa convivência entre religiões diferentes. Essa iniciativa é louvável”, frisa. A Mãe Cecília, do Terreiro Ilê Axé Maroketu, acredita que o programa vai colaborar para criar clima mais positivo entre as religiões. “O espaço para o discurso interreligioso é singular porque cria a perspectiva do diálogo mais respeitoso entre as várias vertentes religiosas que representam a população de Salvador. O público vai ter a chance de conhecer diferentes visões religiosas e assim diminuir o preconceito promovendo o respeito às diferentes visões do sagrado”, disse.


Já o rabino Ariel Oliszewski salienta que o programa serve de exemplo para a cultura da paz porque os líderes religiosos dão, dessa forma, um rico exemplo de diálogo que deve ser seguido pelos dirigentes mundiais no caminho de construção de um mundo melhor. O Pastor Djalma Torres vislumbra na realização do programa um momento histórico. “Não existe nada igual na televisão baiana e brasileira porque o Liberdade Religiosa vai de encontro ao reclames da sociedade por diversidade cultural e religiosa”, sintetiza.


Cronograma de exibição
Liberdade Religiosa


1ª Edição - Tema: A Importância da Religião – Exibição: domingo, 19/12/2010
2ª Edição - Tema: Amor – Exibição: domingo, 26/12/2010
3ª Edição - Tema: Nosso Compromisso – Exibição: 02/01/2011
4ª Edição - Tema: O Sentido da Vida – Exibição: 09/01/2011
5ª Edição - Tema: O Diálogo – Exibição: 16/01/2011

 


Ficha Técnica:


Direção: Walter Silveira
Produção e Edição: Valéria Lima
Consultoria e pesquisa: Cleidiana Ramos
Cenografia: Gurgel Oliveira e Simone Castro

 

Fonte: TVE

Exibições: 148

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço