Tributo a Marcus Garvey: Reggae, o Bloco faz festa de lançamento do carnaval 2013

Com um tributo ao ativista jamaicano Marcus Mosiah Garvey, Reggae, o Bloco se prepara para realizar mais uma grande participação no carnaval de Salvador, reunindo os amantes do reggae, no dia 08 de fevereiro (sexta-feira), no Circuito Batatinha (Rua Chile em direção ao Campo Grande). O lançamento da folia 2013 do bloco será com uma grande festa, dia 27 de janeiro (domingo), a partir das 16h, no Largo Quincas Berro D´água, Pelourinho, com Osvaldo Silva & Banda Monte Sião, além de banda Anastácia, Conexão Rasta.    

Em 1978, surgia no Pelourinho, um bar temático voltado à música reggae, sendo o primeiro estabelecimento comercial voltado exclusivamente para o ritmo jamaicano. A partir daí, a música de Bob Marley e outros reggaemen passou a dominar o cotidiano do Centro Histórico, fazendo do local a principal referencia dos amantes do reggae em Salvador. O Bar do Reggae fez sucesso, originando a Praça do Reggae, também no Pelourinho (em frente à Igreja do Rosário dos Pretos), que continuou dando espaço ao ritmo e às canções com letras de conscientização social e defesa da paz. Para reunir os frequentadores da Praça na maior festa popular da cidade, Albino Apolinário, criador do Bar do Reggae e administrador da Praça, desde 1998, teve a ideia de criar Reggae, o Bloco.

O bloco além de dar visibilidade às bandas que investem no reggae, abre mais espaço na folia para um ritmo que reúne pessoas de diferentes raças e classes sociais. “O reggae é uma música que não escolhe a cor da epiderme, tão pouca a classe social do indivíduo. O bloco reforça a referência da Bahia como o Estado com o carnaval mais democrático do mundo” acredita Albino Apolinário.

O alagoano Osvaldo Silva, que já participou do quadro de Regina Casé no Fantástico em 2009, a banda Monte Sião e banda Anastácia Roots serão as atrações do bloco no carnaval 2013, que fará o diferencial trazendo convidados de carreira nacional. Grandes hits do reggae como ‘Cachimbo da Paz’ e ‘Filha de Estér’ fazem parte do repertório do cantor Osvaldo Silva e da banda Monte Sião, além de outras músicas como ‘Lolita’ e ‘O prisioneiro’.

Os organizadores de “Reggae, o Bloco” esperam levar mais de dois mil associados para as ruas, na sexta-feira de carnaval, dia 08 de fevereiro, dois dias depois do aniversário de nascimento de Bob Marley, um motivo a mais para os foliões comemorarem. “A música reggae, um dos símbolos da música negra mundial não podia ficar de fora desta festa que tem, na contribuição negra, um dos seus alicerces fundamentais.”, finaliza Apolinário.

TEMA: Tributo a Marcus Mosiah Garvey, líder jamaicano, político, jornalista e empresário, defensor do nacionalismo negro e do movimento pan-africanista. Garvey liderou o movimento mais amplo de descendentes africanos até então: de "volta para a África". Um movimento de profunda inspiração para que os negros tivessem a "redenção" da África, e para que as potências coloniais europeias desocupassem a África. Defendeu o envolvimento da diáspora Africano em assuntos africanos. Promovido pela UNIA – Associação Universal para o Progresso Negro, como um movimento de Redenção Africano, Garveyismo acabaria por inspirar os outros, que vão desde o Nação do Islã ao movimento Rastafari.

O bloco é fruto da Associação Comunitária. Alzira do Conforto, uma instituição que nasceu com o objetivo de conservar as raízes do Reggae na Bahia.

 

SERVIÇO

Lançamento carnaval 2013 de Reggae, o Bloco

Dia 27 de janeiro (domingo), a partir das 16h,

Local: Largo Quincas Berro D´água, Pelourinho,

Atrações: Osvaldo Silva & Banda Monte Sião, banda Anastácia, Conexão

Entrada: uma lata de leite em pó

 

Saída do bloco

Dia 08 de fevereiro – sexta feira, 21h

Local: Rua Chile, circuito Batatinha

Valor: R$ 50,00

Informações: 8779-5538/ 9192-0220 / 3497-2701

Exibições: 734

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de marcus maia em 22 janeiro 2013 às 21:17

Boa pedida para um final de domingo

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço