O acervo Cultne apresenta o vídeo Marcha do Movimento Negro 1988 produzido pela Enugbarijô Comunicações de Ras Adauto e Vik Birkbeck e re-editado em 2013 por Filó Filho para o Acervo Cultne para que todos possam refletir sobre as desigualdades sofridas pela raça negra brasileira a partir dos anos 80, quando foram registrados os primeiros vídeos deste acervo.
A Marcha do Movimento Negro marcou em 1988 o centenário da Abolição da Escravatura. Apesar de já combinado a rota da marcha, os manifestantes foram barrados por um forte aparato de Policia Militar e o Exército impediu a passeata de chegar ao monumento do Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no centro do Rio de Janeiro.
Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariado. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão-de-obra europeia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô