Vídeo histórico - Marcha de 88 - Reflexão 125 anos

O acervo Cultne apresenta o vídeo Marcha do Movimento Negro 1988 produzido pela Enugbarijô Comunicações de Ras Adauto e Vik Birkbeck e re-editado em 2013 por Filó Filho para o Acervo Cultne para que todos possam refletir sobre as desigualdades sofridas pela raça negra brasileira a partir dos anos 80, quando foram registrados os primeiros vídeos deste acervo.

A Marcha do Movimento Negro marcou em 1988 o centenário da Abolição da Escravatura. Apesar de já combinado a rota da marcha, os manifestantes foram barrados por um forte aparato de Policia Militar e o Exército impediu a passeata de chegar ao monumento do Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no centro do Rio de Janeiro.

Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariado. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão-de-obra europeia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).

Fonte:suapesquisa.com

Exibições: 121

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço