Novo Horário: Wole Soyinka, Nobel de Literatura, visita Salvador na véspera do Dia Consciência Negra

Por conta da necessidade de retorno antecipado de Wole Soyinka aos Estados Unidos, o encontro do escritor na Academia de Letras da Bahia foi antecipado para as 14h, desta segunda-feira, 19 de novembro. 

Na Semana Nacional da Consciência Negra, Salvador receberá o escritor nigeriano, Wole Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1986. O escritor aceitou o convite do historiador Ubiratan Castro de Araújo para realizar na cidade o lançamento da obra “O Leão e a Jóia” (152 págs. Geração Editorial, tradução de William Lagos, R$24,90), primeiro livro de Soyinka lançado no Brasil. A edição brasileira tem prefácio de Ubiratan Castro, que dirige a Fundação Pedro Calmon/SecultBA. O encontro com o escritor e lançamento do livro, com sessão de autógrafos, acontecem na Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré, dia 19 de novembro de 2012, às 14h (novo horário).

Primeiro africano negro a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, Wole Soyinka, nascido em Abeokuta, oeste da Nigéria, destacou-se na criação de obras para o teatro, mas também poemas, romances e ensaios. “O Leão e a Jóia” é uma peça teatral, escrita no final da década de 1950, e narra a disputa pelo amor de uma jovem, entre um velho líder de uma aldeia e um professor interessado na modernização dos hábitos, influenciado pela cultura ocidental.

Antes de desembarcar em Salvador, Wole Soyinka será homenageado na X Bienal do Livro do Ceará, que acontecerá até 18 de novembro de 2012, em Fortaleza. Para 2013, Soyinka está organizando um grande festival na Nigéria com o tema A Diáspora Portuguesa, e o Brasil terá destaque nas festividades, que reunirá todo tipo de arte, da literatura ao Carnaval. Mais informações no www.fpc.ba.gov.br/novembronegro 

Exibições: 505

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Claudia Martins em 19 novembro 2012 às 19:48

Obrigadíssima pela preciosa  informação. Não conhecia  o ilustre escritor e muito menos sabia de sua importantíssima premiação. Fiquei muito feliz. Vou fazer um post nome blog sobre o assunto.

http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

Comentário de Inaiá Boa Morte Santos em 19 novembro 2012 às 13:51

Que pena não vou poder participar 

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço