Workshop e mesa-redonda promovem diálogo entre comunidade e estudiosos do universo LGBT em Salvador

Redação Correio Nagô - Especialistas sobre "Transgenerismo" vão participar de uma mesa redonda no próximo dia 23 (sábado), às 15h, na Sala Alexandre Robatto, no bairro dos Barris, em Salvador. A atividade integra a programação do projeto espetáculo Casulo: uma intervenção trans..., vencedor do edital Culturas Identitárias - Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Ainda na programação, serão realizados nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março, das 16h ás 18h, na sede do Grupo Gay da Bahia (GGB), no Pelourinho, workshops de teatro com pesquisa e laboratório experimental com o público alvo LGBT

De acordo com a produção do projeto, as atividades servem de termômetro para perceber a dialética da temática LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e o 's' se refere aos simpatizantes).

As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser realizadas através do email casuloarte@gmail.com ou no local.

Espetáculo - "Extrair da vida o objeto vivo da ficção". É com essa ideia que o espetáculo Casulo uma intervenção trans... apresenta o universo simbólico da população. A concepção e encenação são do ator e diretor, Ângelo Flávio, que nesta nova montagem problematiza uma discussão transversal entre direitos humanos, identidade, diversidade, cidadania, afirmação e negação dos gêneros através de uma linguagem que funde ficção e depoimentos verídicos da população LGBTTTs. O espetáculo será realizado na Estação da Lapa, gratuito, com data a ser definida entre março e abril de 2013.

Convidados da mesa redonda “Transgenerismo”

Para comentar sobre "Identidades e Movimentos Trans", a convidada será a presidente da Associação de Travestis de Salvador (ATRAS), Millena Passos, que tem se dedicado há anos na defesa dos direitos humanos das travestis, transexuais e transgêneros. Desenvolve politicas sociais de prevenção e tratamento à saúde, acesso à educação, cultura, trabalho, lazer. Enfrentamento do preconceito, discriminação e violência que acomete as trans.

Para refletir sobre as “Interfaces entre movimentos LGBTTTs”, o convidado é o antropólogo, historiador, pesquisador e ativista em favor dos direitos civis, Luiz Mott, atualmente é professor doutor e orientador do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Luiz Mott é fundador do Grupo Gay da Bahia, uma das principais instituições que laboram em prol dos direitos humanos dos gays no Brasil.

Sobre "Redução de Danos para uso de silicone e hormônios", a convidada será Adriana Prates, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Ciências Sociais pela UFBA e especialização na área de Saúde Coletiva (com ênfase em saúde mental) pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. É integrante do NEPADI/ISC/UFBA (Núcleo de Estudos e Aids e Doenças Infecciosas), grupo que atualmente desenvolve um projeto de pesquisa voltado para a população de travestis e transexuais, onde pretende desenvolver um trabalho pautado na redução de danos.

Para problematizar a temática das “Mulheres Masculinizadas”, a convidada será a doutora em antropologia e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Suely Aldir Messeder. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Enlace e foi primeira secretaria da Associação Brasileira de Estudos de Homocultura (ABEH) no decorrer da gestão de 2010-2012. É gestora do termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público e a UNEB para a articulação e interação em atividades da área técnica-científica, tendo por objetivo a proteção e a defesa dos direitos humanos da população LGBTTT.

E para traçar um “Panorama crítico do movimento LGBTTTs Bahia-Brasil”, o convidado é o historiador, Ricardo Santana, membro-fundador do Coletivo Kiu pela diversidade sexual, membro da Associação Beco das Cores, membro do Fórum Baiano LGBTTTs e mestre em história pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Workshop de Teatro | 27, 28 de fevereiro e 01 de março | 16h às 18h
Local: Grupo Gay da Bahia (GGB), Ladeira de São Miguel, 24 - Pelourinho - 71 3322-2552
Inscrições através do email casuloarte@gmail.com ou no local

Mesa-redonda | 23 de fevereiro | 15h
Local | Sala Alexandre Robatto, Barris

 

Exibições: 117

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço