Zumbi - de Palmares ao Pelô - Escola Olodum lança cartilha

Como parte do Festiquilombo Olodum 2012, a Escola Olodum lança no dia 23 de novembro, às 17 horas, na Casa do Olodum -  Pelourinho, a cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô”.Desde 1984, a Escola Olodum trabalha com educação interétnica, participando do processo de efetivação da Lei Federal nº 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afrobrasileira nos currículos das redes de ensino.

 

De forma lúdica, nos traços do cartunista Mauricio Pestana e patrocinada pela Petrobras, a Escola Olodum retrata história do grande guerreiro  Zumbi, em Palmares – Alagoas (à época Pernambuco) com toda sua destreza,  astúcia  e estratégia militar na luta contra a opressão dos colonizadores. Apresenta, ainda, o seu legado de busca pela liberdade, que nos inspira, nos dias de hoje, a lutar por respeito, por eqüidade, por condições de vida digna para todas e todos e pelo resgate da cultura ancestral africana.

A cartilha “Zumbi - de Palmares ao Pelô” vem acompanhada de um CD, com as músicas “Zumbi Rei”, do saudoso Germano Meneghel; e “Zumbi - Olodum Griot”, de Rafael Manga, vencedora do Festival de Artes e Música do Olodum Mirim – FEMADUMzinho 2012. Ambas são tocadas pelos jovens aprendizes da Escola Olodum, no nosso ritmo tradicional, ou seja, o samba-reggae. 

 

A cartilha, junto com o CD, é mais um recurso didático que a Escola Olodum propicia para contribuir com a implementação da Lei N.º11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade  do ensino de música nas escola de educação básica e da Lei N.º 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos das redes de ensino e que pode ser trabalhada em sala de aula, promovendo o resgate da história dos verdadeiros heróis que lutaram pela paz, pela igualdade e pelo exercício pleno da cidadania na sociedade brasileira.

A cartilha é gratuita e só será distribuída neste dia.  Esperamos você para um abraço e para pegar o seu exemplar!

Salve Zumbi, nosso Rei!

Cartilha Zumbi – de Palmares ao Pelô

Dia: 23 de novembro de 2012

Horário: 17 horas

Local: Casa do Olodum – Rua Gregório de Mattos, 22 Pelourinho

Maiores informações:

ESCOLA OLODUM

Coordenação: Mara Felipe e Cristina Calacio

Telefone/Fax: 71  34926585  / 3322 8069 E-mail: escolaolodum@uol.com.br

Exibições: 201

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço