Detalhes do evento

ensaio do bloco ókanbí

Horário: 18 dezembro 2011 de 18:00 a 19:00
Local: Pelourinho
Rua: Largo tereza Batista
Cidade: Salvador
Telefone: 71- 34985354
Tipo de evento: entrada, franca
Organizado por: bloco afro ókánbí
Última atividade: 19 Dez, 2011

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

BLOCO ÓKÁNBÍ INICIA TEMPORADA DE ENSAIOS

LANÇANDO O CD NAÇÃO IJEXÁ

Tatau e Tonho Matéria participam da festa de lançamento do CD “Nação Ijexá”, gravado pelo percussionista Jorjão Bafafé para o carnaval 2012 do Bloco Ókánbí. O evento, com patrocínio da Petrobrás, acontece nesta segunda feira, dia 19 de dezembro, no Largo Tereza Batista, a partir das 19 horas, com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na portaria durante o evento, ou adquiridos na sede do bloco, através do telefone 34871621.   

Gravado pelo percussionista Jorjão Bafafé e Banda Ókánbí Afro Pop, “ Nação Ijexá” presta um tributo ao  nigeriano Fela kuti,  um dos maiores músicos que a África já teve. Ele será  homenageado neste carnaval   pelo  Ókánbi com o tema “África 70.Um tributo a Fela Kuti. A musica é a arma”.

O lançamento do CD inicia temporada de ensaios pontuais do Ókánbí para o carnaval 2012 sempre ligado a um evento específico e com um convidado especial. Da programação consta um Encontro de Compositores  no Festival de Música do Bloco, dia  17 de janeiro, na Praça das Artes,   com participação da Banda Didá.

 Dia 24 de Janeiro é o ensaio da  Noite da Deusa Atikum/2012, no Largo Tereza Batista, quando será apresentada a rainha do Bloco para 2012. Os convidados da noite serão  Portela Açúcar e Aloísio Menezes. Um Ensaio Geral dia 07 de fevereiro,  na Praça das Artes finaliza a temporada  com um  Encontro de Blocos Afro convidadndo entre outros  blocos o Muzenza, Mulherada e Malê de Balê.

Quem foi Fela kuti

Maestro,  cantor, multi-instrumentista genial, Fela anikulapo Kuti,  nigeriano nascido na cidade de Abeokuta, é reconhecido mundialmente como o criador do movimento afrobeat da década de 70. Saxifonista, pianista e cantor,  foi também um  dos maiores ativistas e pensadores pan-africanistas do século 20 usando a sua música para protestar contra o governo militar da Nigéria.

Como musico, lançou mais de 70 discos em toda a sua carreira. Sua musica é uma mistura de blues americano, jazz e funk com a musica africana Yorubá.

Fela Kuti repensou o pan-africanismo tradicional ao focar sua luta contra  a opressão do povo africano pelas novas elites surgidas a partir da independência do continente  usando como arma,  Intrumentos musicais, uma banda vieturosa e sua língua Sua munição: palavras, arte e musica. O resultado: sons penetrando na mente e nos corpos do povo africano

Zezé Barbosa

Jornalista/DRTBa 1395

71-34871621/91548179

86285261

 

 

 

 

 

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para ensaio do bloco ókanbí para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Lista particular de convidados

bloco afro ókánbí decidiu ocultar a lista de convidados.

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço