Áfricas na Senzala do Barro Preto

Detalhes do evento

Áfricas na Senzala do Barro Preto

Horário: 16 março 2012 às 18:00 a 20 março 2012 às 19:00
Local: Senzala do Barro Preto
Rua: Rua do Curuzú, Liberdade – Senzala do Barro Preto
Cidade: Sede do bloco Ilê Aiyê
Site ou Mapa: http://Sede do bloco Ilê…
Telefone: Entrada Franca
Tipo de evento: áfricas, na, senzala, do, barro, preto
Organizado por: Domingos Santana UFBA.
Última atividade: 17 Mar, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Áfricas na Senzala do Barro Preto
Publicada: 16/03/2012 15:03| Atualizada: 16/03/2012 15:03

Com o objetivo de valorizar a herança africana e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional, o Bando de Teatro Olodum apresenta gratuitamente o espetáculo “Áfricas” no próximo dia 20, às 19h, na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, no bairro da Liberdade. A apresentação faz parte do projeto Outras Áfricas, uma parceria com o Fundo Nacional de Cultura, graças à emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Luiz Alberto.
 
Apesar de presente na religião, culinária, música, dança e outras manifestações culturais, em especial na Bahia, o continente africano, sua história e cultura, ainda é pouco conhecido pela população brasileira.
 
Áfricas é o primeiro infanto-juvenil do Bando e traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigido por Chica Carelli a peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos.
 
Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro. Mas não uma África singular, com as imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. E sim, um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural.
 
 
"Queremos apresentar estas histórias de forma lúdica e mágica, despertando também o interesse de adultos. Em nenhum momento pensamos em infantilizar a África", revela a diretora que pesquisou dezenas de contos e histórias africanas, incluindo os mitos dos Orixás, além de ouvir pesquisadores sobre a África.

 
Em Áfricas, as crianças encontram vários motivos para se orgulharem da herança africana, como a descoberta de que seus antepassados não foram apenas escravos e sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral.  
 
Áfricas
20/03 | ter | 19h
Rua do Curuzú, Liberdade – Senzala do Barro Preto
Sede do bloco Ilê Aiyê
Entrada Franca

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Áfricas na Senzala do Barro Preto para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comparecer (1)

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço