PI: Grande Dirceu recebe o Interação Hip Hop

Detalhes do evento

PI: Grande Dirceu recebe o Interação Hip Hop

Horário: 11 novembro 2012 de 15:00 a 23:00
Local: Bairro Redonda
Rua: 18 (Dezoito)
Cidade: Teresina
Tipo de evento: hip, hop
Última atividade: 18 Nov, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Interação Hip- Hop é o lugar onde o Breaking e o Graffiti estão juntos para compor um novo ambiente para a cidade, abrindo espaço para outras possibilidades de se fazer e pensar arte. O evento acontece dia 11 de novembro, em Teresina, no Piauí, na região do Grande Dirceu, considerada  a maior periferia de Teresina em termo de habitantes.

A atividade já está em sua terceira edição - todas realizadas na região sudeste de Teresina - e a cada mês se escolhe um domingo e um lugar. No mês de Outubro não foi possível ser realizada devido aos domingos de eleições, pois em Teresina houve segundo turno.

No mês de Novembro o lugar escolhido possui um valor  simbólico e histórico pra quem começou a trabalhar o Hip-Hop no grande Dirceu. Foi escolhida a Associação de Moradores do Bairro Redonda por ser um dos primeiros lugares a se iniciar os treinos de breaking da zona sudeste. Entretanto, muitas vezes a  juventude foi impedida de continuar as atividades no local.

Antiga Associação de Moradores do Bairro Redonda

 

Segundo Cleyde Silva, B.girl do grupo de break Bomber Crew, ninguém do bairro sabe dar informações sobre o proprietário do local: " Ninguém sabe de nada a respeito do último responsável, não se sabe onde encontrá-lo".

O Bomber Crew, começou a treinar no prédio da associação  assim que o grupo iniciou, em 2005.  "Começamos lá porque era perto da casa de todo mundo da crew e o espaço era massa. Na época não era fácil ocupar aquele espaço porque tinha muito preconceito com o Hip Hop. Tínhamos muitas vezes que pular o muro pra dançar porque éramos impedidos de treinar no Centro Comunitário, que na verdade só era usado pra fazer aniversário privado", contou Cleyde, afirmando que com o passar do tempo, o local que outrora foi uma associação, está completamente abandonado, servindo apenas para uso de crack entre outros malfazeres.

De acordo com a Constituição de 1988, toda propriedade deve cumprir sua função social, para isso deve ser produtiva. Descumprindo sua função social, o proprietário perde o critério objetivo inerente à propriedade, que é o direito de posse. Dessa forma, a legalidade caminha a favor da comunidade do hip hop do Dirceu.


Depois de muito ''bater cabeça'', como diz a B.girl Cleyde, o grupo enfrentou a burocracia e o preconceito e foi convidado por Marcelo Evelin, diretor do Teatro João Paulo II até 2009, para ser um grupo residente da Casa. Foi a partir dai que o Bomber Crew deu continuidade aos seus trabalhos e hoje promove essa festa pra comunidade do Grande Dirceu. 

O 3° Interação Hip Hop convida todos a ocupar este espaço e fazer dele um lugar vivo, de arte e cultura, no qual todos  e todas da sociedade possam se sentir parte dele.

* Texto de Carmen Kemoly, correspondente do CN no Piauí.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para PI: Grande Dirceu recebe o Interação Hip Hop para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comparecer (1)

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2022   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço