Projeto Mãe Africa: uma herança cultural. Personalidades Negras Que Marcaram a História do Brasil. Homenagens ao Dia da Consciência Negra

"Só é grande a liberdade que sacode a majestade e arranca a juba dos reis!  

Tobias  Barreto (1839-1889, poeta,escritor e jurista brasileiro)

Os Professores do Col. Est. Raphael Serravalle em Salvador desafiam  os alunos  para a proposta de estudo sobre o Dia da Consciência Negra, com vários temas em pauta, como:  Personalidades Negras que Marcaram a Historia do Brasil.  Cada turma terá um ou mais padrinho/madrinha, envolvendo professores e demais  membros da comunidade escolar para orientar e incentivar   os alunos no cumprimento das tarefas. 

Personalidades Negras que Marcaram a Historia do Brasil
 
Zumbi dos Palmares - nasceu livre em Palmares, Alagoas,  no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um padre português quando tinha aproximadamente seis anos. Foi batizado com o nome de Francisco,  aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Fugiu aos quinze anos, em 1670. Em 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do seu líder Ganga Zumba, oferecendo a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa. A proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou e desafiou a liderança de Ganga Zumba, prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, tornando-se  o novo líder do Quilombo de Palmares. Quilombo eram aldeias  localizadas em locais de difícil acesso, na mata virgem, para onde fugiam os negros que combatiam a escravidão.  Os quilombos representaram uma das principais formas de  resistências  no Brasil Colônia. Seus habitantes eram chamados de quilombolas.  
Zumbi foi morto em  20 de novembro de 1695 lutando contra os opressores. Zumbi é um símbolo da resistência e  da luta contra a escravidão.  O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra, como determina a Lei 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que inclui  no currículo oficial de todas as escolas do pais,  a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", alterada  pela Lei 11.645, de 10 de Março de 2008, para incluir  a  “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.  Em 10  de Novembro de 2011, a Presidente Dilma Rousseff assinou a  Lei nº. 12.519 que  Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
  Zumbi vive! Viva Zumbi !
Vídeo da UNICEF - Por Uma Infância Sem Racismo, com Lázaro Ramos. Baseada na ideia de ação em rede, a campanha convida pessoas, organizações e governos a garantir direitos de cada criança e de cada adolescente no Brasil  

Documentário sobre Zumbi dos Palmares ícone brasileiro da luta contra a escravidão (7,45 min) produzido pela TV Câmara
Filme Quilombo 1984 (2 hs)
 
Conheça os demais personagens da nossa lista. Leia o post na íntegra. Acesse o nosso blog. Obrigada. 
 
 

Exibições: 2187

Responder esta

Respostas a este tópico

Quis dizer, conheça as demais personalidades da nossa lista. Só  agora percebi o errro.rsr  Desculpem. Obrigada

Responder à discussão

RSS

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2022   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço