Saúde da População Negra

Grupo que reúne ativistas, pesquisadores e interessados em temas ligados a Saúde da População Negra
  • Liliana de Almeida

    Olá! Acabei de entrar no grupo. Sou da área psi e gostaria de encontrar parceiros para dialogar sobre o tema específico saúde da população negra.
    Abraços.
  • M aria Barbosa dos Santos Macedo

    Sou nova no grupo, sou da área de humanas, e tenho interesse de saber como está hoje, a saude da populaçao negra
    abraços
  • Paulo Rogério

    Oi, Eloísa. Manda os links aqui para o grupo aqui na seção "caixa de recados" ou no "Fóurm de discussão" um pouco mais na parte de cima. Será ótimo termos acesso a esse material! Obrigado e bem-vinda.
  • Ninalva de Andrade Santos

    Olá. Acabei de filiar-me ao grupo. Desejo receber informações sobre eventos em relação a saúde da população negra, e outros assuntos relacionados a temática, pq estou cursando doutorado e minha tese estará relacionado as questões étnicas. Grata.
  • Rita Rodrigues

    Olá, também sou nova por aqui, e tenho interesse em receber informações sobre a temática.
  • Mwewa Lumbwe Múleka

    Gostaria de saber se tinha uma delegação da República Democrática do Congo no seminário ?
  • Valter DaMata

    Olá , acabo de entrar no grupo e sou Psicólogo.
    Estudo psicologia e relações raciais, os impactos do racismo na população negra, assim como aspectos da branquidade e a intolerância religiosa.
  • Valter DaMata

    No próximo dia 08 de Julho (quinta-feira), os alunos da Disciplina Optativa Saúde da População Negra, orientados pela Profª Liliane Bittencourt, estarão realizando a I Mostra de Saúde da População Negra da UFRB. O propósito é fomentar o pensamento crítico-reflexivo sobre as ações de saúde voltadas para a população negra e os determinantes socioeconômicos-culturais que dificultam o acesso a saúde para essa população.
    Montaremos um stande no prédio de aulas onde estaremos distribuindo cartilhas e folders sobre o tema, e pela tarde teremos palestras e apresentação de filme (sala a definir).

    Visite o blog e deixe seu comentário: http://populacaonegra.saude.zip.net/
  • Juliana Cézar Nunes

    Mobilização nacional pela saúde da população negra

    Gente, a Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra já lançou a chamada para a mobilização deste ano. O tema é:

    Saúde da população negra é direito, é lei. Racismo faz mal à saúde

    A data da mobilização é 27 de outubro. Várias organizações, entidades e grupos farão roda de debates, atividades de rua, nas escolas, hospitais... Vale fortalecer essa iniciativa.

    Mais informações aqui:

    http://migre.me/1llJK

    abs,
    Juliana
  • Instituto Mídia Étnica

  • Instituto Mídia Étnica

    Carta da abadfal sobre os 100 anos do diagnóstico da doença falciforme

    http://fenafal.wordpress.com/2010/07/15/carta-da-abadfal-sobre-os-1...
  • Paulo Rogério

    A Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (FENAFAL) consegiu novamente assento no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão consultivo da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

    Os representantes da FENAFAL continuarão a ser seu coordenador-geral, Altair Lira, e a coordenadora da Região Sul, Neusa Carvalho. O mandato foi renovado por mais dois anos, se estendendo até 2012. “A credibilidade da FENAFAL nos dá um respaldo grande para pleitear e conquistar estes espaços”, comentou Altair Lira.

    A FENAFAL tem levado a esse fórum discussões importantes no campo da saúde da população negra. O coordenador-geral da entidade compôs missão brasileira, a convite da SEPPIR, para discutir combate ao racismo nos EUA em junho passado.

    http://fenafal.wordpress.com/
  • Vanda Gama da Silva

    presisamos de dados cienficos para comprovar o quanto o racismo tem feito com a população negra. vamos lutar para implemtar o quesito raça/cor em todas as unidades de saúde. com esta analise teremos como pror ações direcionadas as patologias.
  • Instituto Mídia Étnica

    II Encontro Nacional Mulheres de Axé: Rumo a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e Conferência Nacional de Saúde
    Data: 17 e 18 de junho de 2011(sexta e sábado)

    Local: João Pessoa



    Objetivos: qualificar a informações sobre as dimensões de gênero e raça nas políticas públicas de saúde, ampliar a participação das mulheres de terreiros nos espaços de decisão de políticas públicas, mobilização das lideranças femininas de terreiros para ampla participação nas Conferências de Políticas para as Mulheres e Conferências de Saúde.



    Público: mulheres da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, gestores dos Orgãos de promoção de igualdade racial e das Políticas para as Mulheres.



    Realização: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde-GT Mulheres de Axé e Núcleo Paraíba da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde



    Coordenação: Mãe Lúcia de Oxum(PB) e Ogan Marmo de Oxossi(RJ)



    OBS: Cada participante será responsável por sua passagem e hospedagem

    Informações: www.mulheresaxe.blogspot.com

    Inscrições no http://www.formfacil.com/redeafrosaude/mulheresdeaxe
  • Mayara Mutti

    Olá, sou nova por aqui. Sou estudante de Psicologia e gostaria de participar das discussões sobre o tema.. Obrigada.
  • AntoniaRegina Cruz Melo

    Olá

    Sou Regina Melo,

    Tenho usado a  Terapia  Holística, além   da  Licenciatura em Biologia para estudar, pesquisar, procurando ajudar a melhorar  a qualidade de vida da população negra utilizando também a educação e a informação, que considero uma das principais vias de acesso a saúde.

    Tenho interesse nesse tema e por isso estou nesse grupo. Obrigada a todos

  • Antônio Purificação

    Estou coordenado o Comité Técnico Estadual de Saúde da População Negra, tem procurado inserir as nossas necessidades em pauta nas políticas públicas formuladas e/ou discutidas na SESAB. Ainda este semestre temos que publicar a Política Estadual de Saúde da População Negra, parece loucura num estado majoritariamente negro (afrodescendente), mas ai que mora o Racismo Institucional. Agora é hora da equidade!

  • pedro bernardo de carvalho filho

       Pedro Bernardo 16;53 - 04/11/2012

       Existem patologias em que as pesoas comprometidas em maior intensidade, somos nós da raça negra, como: Glaucoma, Hipertensão e complicações da Hipertensão, Queloides e outras Patologias, me encontro a disposição do Correio para maiores informações, sou graduado em Medicina e leciono a materia Neurologia. Um abraço

  • Everaldo veloso rezende

    Estou me conectando a um segmento de fundamental importância para a população já que só com a informação poderemos superar as adversidades.