Informação do seu jeito
Desde as nove horas da manhã, aproximadamente 50 pessoas entre ativistas e moradores da Comunidade Quilombo Rio dos Macacos, estiveram reunidos com O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia, Marcus Nery, a fim de exigir uma justificativa para a não publicação do RTID- Relatório Técnico de Identificação e Delimitação da comunidade no Diário Oficial concluído no inicio do mês pelo órgão.
Como encaminhamento o representante do INCRA Marco Neri, se comprometeu em dar retorno sobre o prazo da publicação do documento no Diário Oficial, mas após quatro horas sem feedback, quilombolas e ativistas decidiram ocupar a sede do INCRA, até que o órgão tome uma posição.
No inicio do mês de julho antropólogos e técnicos do INCRA, realizaram pesquisa junto a Comunidade Quilombola Rio dos Macacos a fim de comprovar que realmente a região trata-se de um quilombo. Após o término da pesquisa o INCRA deveria publicar a relatoria no Diário Oficial para legitimar a posse das terras dos quilombolas e anular a remoção das famílias.
FONTES:
VILMA REIS – Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Nera (87487009)
CAMILA DE MORAES – Jornalista (86735912)
ROSIMEIRA DOS SANTOS – Quilombola (99333581)
Comentar
Oi Rokza
Eu fiquei um pouco afafstado do C Nagô, porém , quando voltei fiquei impressionado com este rosto alvo parecendo uma cigana assim tão interessada nas causas negras.
A diversidade é maravilhosa e também a tua capacidade de lhe dar com tantos assuntos diferentes. Agradeço pelo "inteligente" mas na verdade é pura vontade assim como você de dizer alguma coisa e se possivel um dia poder partipar na construção de um Brasil melhor.
Vamos permanecer assim atentos lutanto por dias melhores para todos independente de cor. Grande abraço...
parabens pela luta de voces nunca desistas dos seus idais................................
Mesmo que o Incra declare que o local é um Quilombo acredito que a comunidade atingida e as autoridades devem partir para um segundo momento visando o progresso social.
Quero dizer o seguinte chega de Quilombo! Estamos no século 21.
Que aquela gente seja indenizada e removida e devidamente apoiada. Sei que falar é facil mas eu sou apenas um cidadão e a ação cabe as autoridades sociais do atual governo.
Vou mais além...Por mim o governo deveria remover eram todas aquelas favelas dos morros do Rio de Janeiro e ter a coragem de redistribuir aquele povo por núcleos habitacionais por este Brasil afora. É divida desde a época da abolição.
Morar em quilombo ou morro definitivamente que não é a solução para nenhum tipo de progresso.
Precisamos de uma 2ª abolição da escravatura.
Estamos em 2012 e direitos humanos para nós negros, ainda se arrastam nesse País ou pior no mundo.Olhe como vivem os moradores do Quilombo dos Macacos! O Estado brasileiro, invés de levar dignidade a esses cidadãos, simplesmente sonegam os seus direitos e cria uma guerra psicológica na comunidade levando a morte dos moradores mais velhos.
Parabens irmãos Quilombolas da comunidade Rio dos Macacos, fico muito orgulhoso pela luta de vocês e agora pela vitoria. Adelson Carvalho
© 2023 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô