Informação do seu jeito
A quituteira baiana Alaíde do Feijão é a estrela do vídeo realizado pelo publicitário João Silva, com lançamento previsto para o dia 31 de Janeiro, segunda-feira, às 21h no Multiplex Iguatemi. O vídeo enfatiza a importância da feijoada na g astronomia brasileira, contando sua história e peculiaridades. As gravações aconteceram na casa de Alaíde, na Feira das Sete Portas e no Pelourinho, onde fica o restaurante da quituteira e onde habitualmente ocorrem as edições anuais do evento “Quitanda do Saber”.
Com 26 minutos de duração, o vídeo já tem exibição programada também pela TVE e TV Brasil. Além de contar a trajetória de Alaíde, especialista em feijoada desde quando, ainda menina, ajudava a mãe a vender a iguaria na porta do Elevador Lacerda, o documentário conta com depoimento de diversas personalidades baianas, entre as quais Póla Ribeiro, diretor do Irdeb, e Antonio Carlos “Vovô”, presidente do Ilê Aiyê.
Segundo o publicitário e diretor João Silva, o vídeo documentário mostra “como um dos principais pratos da culinária brasileira contribui para a resistência e promoção cultural de um povo.”
João se disse muito feliz com essa sua primeira incursão na sétima arte e ressalta a importância de Pepito Gonzáles e Jorge Alfredo na realização do documentário, alem da paciência de Alaíde que é uma verdadeira rainha negra da Bahia.
Ficha Técnica:
Realização: Instituto Maria Preta
Produção: Fundo de Quintal e Maria Comunicação
Argumento e montagem: Jorge Alfredo
Direção de fotografia: Pepito Gonzales
Edição: Wandilson Dica
Finalização: Igor
Direção: João Silva
Apoio:
IRDEB
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Ministério da Cultura
Comentar
Muito Interessante... Parabéns pela iniciativa.
O caminho é bem por aí a fim de mostrar as contribuições contundentes do povo negro
para o país e principalmente para a Bahia.
Valeu João Silva, esta negona é tudo para o povo baiano, cada vez mais sinto muito honrado ter ela como irmã da Irmandade dos Homens Pretos, já era merecido pelo seu trabalho. valeuuuuuuuuu!
Parabéns aos que de forma iluminada estão fazendo esta justa e importante homenagem a Alaide por suas lutas, como filha, mãe e irmã gereira, que atravez de sua historia estimula o povo negro dessa terra a acreditar que é possivel vencer.
Abraçso
© 2023 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô