A equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária da Bahia(CESOL), instituição vinculada ao Governo do Estado, nos próximos dias 11, 12 e 13 de junho vai realizar uma visita técnica nas comunidades quilombolas de Fazenda Porteiras e Gamba, localizadas no município de Entre Rios. A ação é fruto de uma parceria entre a CESOL e o Grupo Atitude Quilombola através do projeto “Cidadania Nos Quilombos” no qual pretende fazer uma intervenção nas áreas de habitação, geração de emprego e renda, fortalecimento institucional e político das associações, Programas de segurança alimentar e nutricional, educação, benefícios previdenciários e saúde nas comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano e Litoral Norte.
Os técnicos da CESOL irão desenvolver um trabalho de empoderamento das associações oferecendo cursos de elaboração de projetos, captação de recursos, associativismo, ensino-aprendizagem de comércio justo e solidário, comercialização e divulgação dos produtos dos empreendimentos, assessoria jurídica, consultoria organizacional, atividades culturais de fortalecimento da identidade; designer, entre outros.
Segundo a idealizadora e Coordenadora Geral do projeto, Jaqueline Barreto, essas oficinas de capacitação são de extrema importância para o desenvolvimento das associações no que diz respeito à Economia Solidária e na luta pela efetivação das políticas públicas nas comunidades. “ Precisamos fazer um trabalho de empoderamento das associações para que elas possam, de fato, acessar às políticas públicas do Governo Estadual e Federal”, salienta a jornalista. O Projeto “Cidadania Nos Quilombos” surgiu a partir da pesquisa “Políticas Públicas Em Comunidades Quilombolas da Bahia” na qual fez uma análise sobre a inserção das comunidades quilombolas do Estado da Bahia nos Programas Sociais de âmbito Estadual e Federal.
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô