Instituto Mídia Étnica lança curso gratuito e virtual de Comunicação Antirracista

https://correionago.com.br/instituto-midia-etnica-lanca-curso-gratu...

Instituto Mídia Étnica lança curso gratuito e virtual de Comunicação Antirracista

O Instituto Mídia Étnica (IME) abriu processo seletivo do Curso Comunicação Antirracista. O objetivo do curso, que faz parte do Projeto LabCom Mídia Étnica,  é formar profissionais capacitados para uma comunicação antirracista, e voltada para a promoção de conceitos como educomunicação, afrofuturismo, mídia étnica, cultura livre, jornalismo cidadão e comunitário, governo aberto, cyber ativismo, participação cidadã, internet livre, redes digitais educacionais e aplicativos. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril.  Link para o formulário: encurtador.com.br/cnDK7


Podem participar profissionais ou estudantes de comunicação, pessoas que tenham afinidades com a área, profissionais que trabalham com as redes sociais ou em veículos comunitários e alternativos. O curso, que tem carga horária de 12 horas será dividido em seis módulos, e os participantes terão acesso a conteúdos da área de comunicação relacionados com diversos temas. Serão estudados, por exemplo, questões como “Intelectualidade negra nas páginas dos jornais”, “Mídia Étnica e Antirracista no Jornalismo Diário”, “Mídias Digitais no Combate ao Racismo” e “A Cena Negra nos palcos”.


 “Na realização desse curso o IME cumpre uma das suas missões que é a formação, assim trabalhamos na base da pirâmide social (mulheres e homens negros), com o foco na promoção da equidade racial e no desenvolvimento de estratégias para disseminar a cultura digital em comunidades periféricas e marginalizadas. A ideia também é estimular que construam suas próprias narrativas e que as iniciativas criadas dialoguem em rede”, pontua Luciane Neves, diretora-executiva do IME.

As aulas serão virtuais, através do Google Meet, e acontecerão sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. Todos os participantes que concluírem a carga horária total do curso e entregarem todas as atividades solicitadas receberão o certificado do Instituto.

Sobre o Labcom

O Instituto Mídia Étnica, em parceria com o Google Brasil, lançou, em 2021, o LabCom, projeto de comunicação cujo objetivo é transformar a Casa do IME, no bairro do 2 de Julho, em Salvador, num centro de construção de narrativas, convergência de mídias e inovação digital. O espaço vem promovendo a conexão entre comunicadores/as, ativistas, artistas, jornalistas, hackers e demais produtores de conteúdo, para que possam exercer livremente suas iniciativas e conectar-se com grupos que desenvolvem um trabalho semelhante no mundo, especialmente, no Brasil e nos países da Diáspora africana.  

A proposta visa realizar formações, intercâmbios e divulgação de pessoas e iniciativas que trabalham com a comunicação e construção de narrativas transmidiáticas com a participação social, em Salvador. O projeto é focado no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e alto impacto social, capazes, também, de aumentar a renda de jovens afro-brasileiros, em especial das mulheres.

O IME

O Instituto Mídia Étnica é uma organização criada em 2005, que trabalha comunicação, inovação e tecnologia com foco na diversidade. A instituição tem como objetivo promover empreendedorismo, inclusão e liberdade de expressão, sempre pautando as questões raciais e de gênero. Atualmente, o IME conta com o próprio portal de notícias, o Correio Nagô, e o canal TV Correio Nagô. Ao longo desses 15 anos, o Instituto tem promovido diversos cursos de formação, rodas de conversa e fortalecido a luta por uma comunicação antirracista.


Serviço:

O quê: Curso Comunicação Antirracista
Inscrições: até o dia 10/04. encurtador.com.br/cnDK7
Onde: Aulas online através do Google Meet
Divulgação da lista de aprovados: 20/04
Aulas: Todas as quartas-feiras, de 28/04 a 02/06, das 19h às 21h.

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço