Os Timbaleiros de Cristo na Lavagem do Bonfim

Estou escrevendo um texto semanal para o blog Religiões Afro-Brasileiras e Política. Esse sítio publica temáticas voltadas para religiosidade afro-brasileira. Resolvi escrever sobre e Lavagem do Bonfim e fiz uma retrospectiva da festa. Logo, revisitei minha memória em busca de novidades e de comparações dessa expressão religiosa popular desde a década de 60. Destaquei como a mesma ocorre atualmente acrescida do investimento privado, exacerbação do consumo e focalização do lúdico em detrimento, algumas vezes, do religioso que fica como pano de fundo.

Estou fora de Salvador, e não me desligo! 'Fãnática' pela Lavagem do Bonfim, por que? Nessa festa, além da devoção ao Santo e ao Orixá, encontro pessoas que não vejo há aaannnoooosssss! É um momento sublime de confraternização.

Encontrei nas minhas pesquisas e leituras, na coluna do Bahia Notícias de Samuel Celestino o seguinte: Deputado Sargento Isidório comanda ‘Timbaleiros de Cristo’ e diz que Deus é democrata. A matéria explicita que o sargento é uma ameaça a Carlinhos Brown. Penso que seja  equivocada essa afirmação, ele, é uma ameaça ao povo de santo que participa da Lavagem do Bonfim, se não tomarmos cuidado! 

O representante dos ‘Timbaleiros de Cristo’ não é doido como afirmam. Ele saiu empunhando a bíblia! Nada contra a Bíblia! Acredito que é necessária devida atenção a esse tipo de manifestação 'bem intencionada', para em 2013 não haver evangélicos infernizando a vida das/os participantes da festa e do cortejo, incluindo as/os candomblecistas e umbandistas. Lembremos que alguns líderes políticos que se intitularam representantes de uma democracia popular, se converteram em famosos ditadores. Obrigada!

Exibições: 111

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço